23/11/16 15h13

França e Brasil reforçam cooperação em infraestrutura e indústria

Ministro da Economia francês e o ministro de Indústria, Comércio e Serviços brasileiro debateram as relações entre os dois países

Exame

Os governos francês e brasileiro reforçaram a cooperação nos temas de infraestruturas e assinaram um acordo de cooperação entre seus institutos de propriedade industrial no 4º Fórum Econômico França-Brasil realizado ontem em Paris.

Em comunicado, o Departamento de Finanças da França informou que seu ministro da Economia, Michel Sapin, e o ministro de Indústria, Comércio e Serviços brasileiro, Marcos Pereira, debateram as relações econômicas, comerciais e financeiras entre os dois países.

Conforme o texto, essas relações são “particularmente densas”, já que o Brasil é “de longe”, o primeiro mercado para a França na América Latina e o primeiro destino dos investimentos franceses na região.

Sapin e Pereira também comemoram a adesão “iminente” do Brasil ao Clube de Paris, que reúne os principais países credores.

Para a França, a entrada do Brasil mostra “a proximidade da visão dos dois países em matéria de governança financeira internacional”.

O encontro serviu para reunir empresas vinculadas à Confederação Nacional da Indústria (CNI) na sede do Medef – o maior sindicato patronal da França -, com mais de 60 companhias francesas. A ideia era discutir o marco dos negócios, as novas oportunidades de exportações e de investimentos em diversos setores como o agroalimentar, a saúde, as infraestruturas e a energia.