Franca celebra crescimento de 13% no setor cafeeiro em 5 anos
Setor cafeeiro local registrou crescimento de 13% no número de empresas nos últimos cinco anos
GCNNesta segunda-feira, 14, foi comemorado o Dia Mundial do Café, e Franca tem um bom motivo para celebrar. Um levantamento realizado pelo IE-Acif (Instituto de Economia da Associação do Comércio e Indústria de Franca) revelou que o setor cafeeiro local registrou um crescimento de 13% no número de empresas nos últimos cinco anos.
Segundo o estudo, o total de CNPJs ligados ao cultivo, torrefação e comércio da bebida subiu de 680 em 2020 para 766 em 2025. O destaque vai para o cultivo de café, que concentra 720 das empresas registradas no setor.
“O brasileiro é um dos povos que mais consomem café no mundo, e a cultura do café está enraizada em nosso dia a dia. Temos observado uma mudança no comportamento do consumidor, com o aumento do consumo entre os mais jovens. Isso impulsiona o mercado de cafés especiais, gourmets e novos métodos de preparo”, explica o economista do IE-Acif, Rodrigo Souza.
O estudo também aponta o porte das empresas do setor. No cultivo, 99% dos empreendimentos são de médio e grande porte. No entanto, nas atividades de torrefação e moagem de café, bem como no comércio atacadista da bebida, predominam as micro e pequenas empresas, 83% e 89%, respectivamente.
Já no comércio atacadista de café em grão, há um equilíbrio: 52% das empresas são de micro e pequeno porte, e os 48% restantes são médias ou grandes empresas.
Com base nos dados, o IE-Acif destaca o potencial de expansão e diversificação do setor em Franca, uma região historicamente ligada à produção cafeeira, agora também abrindo espaço para a inovação e novos perfis de consumo.