Fórum Econômico Mundial deve ser em SP em 2018
Valor EconômicoA próxima edição latino-americana do Fórum Econômico Mundial deve ocorrer em São Paulo. O governador Geraldo Alckmin (PSDB) se encontrará hoje em Buenos Aires com o fundador e presidente do fórum, Klaus Schwab, para acertar os detalhes.
Se for confirmado o anúncio da capital paulista como sede do evento, em 2018, será um retorno ao Brasil após sete anos de distanciamento. O fórum, conhecido pela reunião anual que congrega a elite global em Davos (Suíça), organiza também edições regionais.
A versão da América Latina veio ao Rio em 2011, mas houve decepção entre os organizadores. Na ocasião, a ex-presidente Dilma Rousseff desfez o combinado e não esteve presente. Para receber o fórum, exige-se que o chefe de Estado ou de governo, bem como uma cota expressiva de autoridades, marque presença e faça parte das discussões.
Depois do Rio, o evento já foi para diversas outras cidades da região, como Lima (Peru), Cancún (México), Cidade do Panamá e Medellín (Colômbia). Desta vez, Buenos Aires foi escolhida graças à proximidade criada entre o presidente Mauricio Macri e os organizadores. Semanas após sua posse, Macri foi um dos "queridinhos" em Davos, no ano passado.