25/03/08 11h28

Forte crescimento no país motiva Melitta a traçar investimentos

Valor Econômico - 25/03/2008

Depois de mais do que dobrar de tamanho nos últimos cinco anos, a Melitta do Brasil agora quer expandir suas vendas fora do eixo Sul-Sudeste do país. Principal plataforma da empresa fora da Alemanha, onde há quase 100 anos o grupo foi fundado, o país é considerado estratégico para a multinacional e está na rota da companhia para receber novos investimentos e consolidar sua posição neste segmento. Com faturamento de R$ 534 milhões (US$ 303,4 milhões) em 2007 no mercado brasileiro, 25% mais que no ano anterior, a Melitta também avançou em participação, em um mercado marcado por forte concorrência - são mais de 1,2 mil companhias e 2 mil marcas de café no país. No ano em que comemora um século no mundo e 40 anos no Brasil, a Melitta estuda expandir seus negócios por aqui. Tímido em movimentos de aquisições na área de torrefação, o grupo planeja um movimento nesta direção. Mas não dá pistas. O último passo neste sentido foi dado em 2006, quando o grupo comprou a gaúcha Café Bom Jesus. Os resultados naquele Estado mostraram que a estratégia da empresa foi bem acertada. "Saímos de uma participação de 6,4% para 9,3% no ano passado no Estado", afirma Bernardo Wolfson, presidente do grupo no país. Líder na venda de embalagens de café a vácuo, o grupo também domina o mercado de filtros de papel. Este segmento representa 30% do faturamento total do grupo. Há cinco anos, respondia por 50%. O Brasil é a base da Melitta para a América do Sul. O grupo exportou US$ 1 milhão para a Argentina, Uruguai, Chile e Bolívia. A cifra é pequena, mas, de acordo com Wolfson, o crescimento para estes mercados é significativo. "Aumentamos as exportações em 50% sobre 2006", afirma o executivo. Não está nos planos do grupo fazer investimentos em fábricas na América do Sul. Com torrefadoras em Avaré (SP) e outra no Rio Grande do Sul, o grupo também tem uma fábrica de filtros de papel na cidade gaúcha de Guaíba. Para os próximos dias, a companhia deve colocar no mercado uma nova linha de cafés "Sabor da Fazenda".