08/04/11 15h06

Fortalecer a marca Brasil é meta em encontro nos EUA

Valor Econômico

O fortalecimento da marca Brasil no mercado externo coincide com um crescente desejo por parte das grandes empresas brasileiras de serem mais visíveis e reconhecidas globalmente. Para a Vale, por exemplo, não basta mais ser a 2ª maior mineradora do mundo - é preciso ser vista e percebida por um número maior de formadores de opinião como uma multinacional relevante, que tem um peso positivo na economia e para as comunidades em que se insere. No caso do governo brasileiro, não é suficiente ser a 7ª economia do mundo se um contingente enorme de pessoas ainda desconhece o fato.

Ontem, durante o II Brazilian Corporate Communications Day, realizado em Nova York, ficou claro que presença é a palavra do momento. Organizado pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) em parceria com a Universidade Syracuse, de Nova York, que tem um dos mais conceituados cursos de comunicação e de relações públicas da América, o encontro reuniu cerca de 60 profissionais, entre acadêmicos, executivos-chefe de grandes empresas de relações públicas e outras instituições interessadas em ouvir os recados dos estrategistas brasileiros de comunicação.

O Brazilian Day foi marcado para acontecer atrelado ao 26º Annual Spring Seminar, organizado pela Arthur Page, uma das maiores empresas de relações públicas do mundo. O evento termina hoje, no Trump Soho, em Manhattan. "Esse é o resultado de uma mudança de percepção do público em relação à comunicação do Brasil e ao perfil desses profissionais, que cada vez mais se apresentam como criadores de políticas voltadas à comunicação, e não apenas como operadores", afirma Paulo Nassar, diretor-geral da Aberje. Como exemplo do crescente prestígio brasileiro junto aos agentes globais, Nassar cita que para falar no evento da Arthur Page, uma reunião reconhecidamente "elitizada", pela primeira vez foram convidados dois executivos brasileiros - Alessandro Carlucci, da Natura, e José Sergio Gabrielli, presidente da Petrobras. Mas, eles não puderam comparecer, por motivos de agenda.

A Aberje, que está investindo US$ 730 mil nessas promoções, reúne mil entre as maiores empresas brasileiras, todas com faturamento superior a R$ 1 bilhão (US$ 625 milhões). O próximo Brazilian Day será dia 7 de setembro, em Londres. Para Rodolfo Gutilla, diretor de assuntos corporativos da Natura e presidente do conselho da Aberje, o Brasil é hoje, entre os países latino-americanos, o mais bem posicionado no que diz respeito à construção de uma imagem global favorável. Mesmo que tenha começado com esse processo tardiamente, Gutilla coloca o país muito bem posicionado, "com uma altíssima distinção dentro de uma arena global". A Colômbia, em primeiro lugar, e o Chile, atrás do Brasil, são exemplos de bons programas de promoção institucional de governos no exterior, segundo ele.