17/01/18 13h45

Formação bruta de capital fixo no país cresceu 1,2% em novembro, calcula banco

Valor Econômico

A formação bruta de capital fixo aumentou 1,2% em novembro, ante outubro, feito o ajuste sazonal, de acordo com cálculo do Itaú Unibanco, elaborado a partir de dados da Pesquisa Industrial Mensal de Produção Física (PIM -PF), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e da balança comercial da Fundação Centro de Estudos de Comércio Exterior (Funcex).

A FBCF é uma medida do que se investe em máquinas, equipamentos, construção civil e inovação. A série derivada desse cálculo mostra boa correlação trimestral (82%) com a FBCF das Contas Nacionais, do IBGE, afirma a instituição.

O investimento aumentou no primeiro trimestre de 2017, caiu no segundo e aumentou no terceiro. Após cinco meses consecutivos de alta, a FBCF voltou a se retrair em outubro (-1,7%), devido principalmente à queda da produção de insumos da construção civil no mês. Em novembro, subiu 1,2%. A média móvel de três meses aumentou ligeiramente, 0,2%. Na comparação ante o mesmo mês de 2016, o indicador cresceu 6,7%.

"Com a queda dos juros e a apreciação cambial, a alavancagem empresarial cedeu. Aliando isso a um ambiente externo propício a países emergentes, as empresas puderam iniciar o processo de retomada do investimento em 2017. Olhando à frente, projetamos que a FBCF manterá tendência de crescimento, consistente com a retomada gradual da atividade econômica brasileira", afirmam os economistas Artur Manoel Passos e Alexandre Gomes da Cunha, autores da nota.