27/04/07 15h41

Ford tem lucro no Brasil e prejuízo nos EUA

Valor Econômico - 27/04/2007

Pelo 13º trimestre consecutivo, a Ford conseguiu lucro na América do Sul, onde as operações brasileiras representam mais de 60% dos negócios. A montadora americana obteve na região lucro antes dos impostos de US$ 113 milhões em comparação ao lucro antes dos impostos de US$ 137 milhões de um ano atrás. Apesar de a lucratividade ter diminuído, a receita do primeiro trimestre na América do Sul melhorou, atingindo US$ 1,3 bilhão em comparação aos US$ 1,2 bilhão em 2006. Nos Estados Unidos, a Ford anunciou ontem queda no prejuízo trimestral, beneficiada pela melhora dos resultados das unidades da Europa e de veículos de luxo e pelo programa de cortes de custos.  O desempenho ajudou a compensar os encargos com o plano de reestruturação da empresa. A montadora, em meio a um plano de recuperação que inclui fechamento de 16 fábricas e o corte de até 45 mil empregos na América do Norte, registrou prejuízo líquido de US$ 282 milhões, em comparação à perda de US$ 1,4 bilhão em igual período de 2006.