04/04/07 15h56

Ford estuda segundo turno para a fábrica de São Bernardo do Campo

Valor Econômico - 04/04/2007

A Ford planeja implementar o segundo turno de trabalho em sua fábrica de São Bernardo do Campo, na região metropolitana de São Paulo, que hoje produz em turno único. O plano é uma das alternativas da montadora para atender ao crescimento do mercado de automóveis no país. No primeiro trimestre, as vendas do segmento cresceram 18,5% em comparação com o mesmo período do ano passado, no melhor trimestre da história do setor. O segundo turno pode ser adotado quando estiver em produção o novo veículo que a montadora pretende lançar no mercado brasileiro. O modelo, compacto, está em fase de testes e a previsão é de que chegue às ruas em 2008. "Queremos investir em aumento de capacidade (no Brasil)", diz o presidente da Ford para o Brasil e o Mercosul, Marcos Oliveira. "Mas estamos trabalhando para não chegar ao ponto de ter que encerrar operações no futuro". O executivo refere-se à intenção de não superestimar o bom momento do mercado interno e faz alusão à decisão da companhia de fechar 14 fábricas na América do Norte até 2012. O abastecimento do aquecido mercado brasileiro de automóveis deve passar também por aumento da produção na unidade de Camaçari (BA). Em janeiro, a Ford anunciou investimento de R$ 2,2 bilhões (US$ 975,4 milhões) no Brasil até 2011, montante que inclui a despesa para a aquisição da fabricante de caminhões cearense Troller. Em 30 a 40 dias, diz Oliveira, a montadora deverá concluir plano que definirá os próximos passos da operação da Troller. "Temos algumas oportunidades importantes para o T4", disse ele sobre modelo de jipe fabricado pela nova subsidiária. Desde a compra da Troller, a Ford concentrou-se na estabilização da produção, especialmente com a regularização do fornecimento de peças. Em 2005, a Troller produziu cerca de mil unidades, volume que caiu para pouco mais de 600 no ano passado. O declínio não deve levar a demissões, segundo Oliveira, que pretende manter os atuais 500 funcionários.