29/07/10 11h38

Ford e Peugeot investem no mercado de locação

Folha de S. Paulo – 29/07/10

Ao menos duas montadoras estão disputando de forma mais acirrada para ampliar seus negócios no mercado de locação de veículos no país: Ford e Peugeot. Há cerca de 15 dias, a Ford fechou contrato com a Localiza, uma das maiores empresas do setor, para a venda de 6.000 veículos. Desse total, 4.000 são modelos da linha Fiesta. Os demais são modelos EcoSport, Focus, Fusion e Ranger. A Peugeot fez recentemente parceria comercial com a Abla (Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis) para que a entidade ofereça às empresas associadas carros com melhores preços. O mercado de locação faturou no ano passado R$ 4,37 bilhões (US$ 2,2 bilhões), o que correspondeu a 9,5% a mais sobre o resultado de 2008. Até dezembro de 2009, a frota do setor era de 363.456 carros.

A Ford detém 3,92% de participação nesse mercado de locação, que é liderado por Volkswagen (29,52%), Fiat (27,32%) e GM (23,74%), segundo dados da associação das locadoras. "É a primeira vez que fechamos um contrato desse porte. Até então havia contratos pontuais, com fornecimento de 100 a 200 carros por acordo", diz Oswaldo Jardim, gerente nacional de vendas da Ford. Após o acordo com a Localiza, a montadora prevê ampliar sua participação no mercado de locação para 11%, mesmo percentual que a Ford tem nas vendas feitas no varejo. Segundo Jardim, a ampliação dos negócios no mercado de locação foi possível após a montadora ampliar sua capacidade de produção de motores na fábrica de Taubaté, no interior de SP. Nessa unidade, a empresa investiu R$ 600 milhões (US$ 333,3 milhões).

Para Paulo Gaba, presidente da Abla, a montadora quer recuperar mercado. "Fora do Brasil, a Ford detém participação que chega a 12% no setor de locação, como no caso da Alemanha, por exemplo", diz. "Agora, quer ser mais competitiva no mercado nacional." A Peugeot também quer disputar mais espaço nesse mercado , segundo informou o departamento de vendas diretas da montadora. O número de carros disponibilizado no acordo com a Abla não foi informado, mas deve superar mil unidades. Os modelos são variados.