03/12/13 13h26

Ford e Instituto Mauá firmam acordo de P&D

AutomotiveBusiness

Cooperação técnica envolve desenvolvimento e ensino de engenharia

A Ford e o Instituto Mauá de Tecnologia firmaram um acordo de cooperação técnica nas áreas de desenvolvimento de pesquisa científica e ensino de engenharia, informou a empresa na sexta-feira, 29. Matt O'Leary, diretor de desenvolvimento do produto da Ford, e Paulo Bógus, superintendente geral do Instituto Mauá, oficializaram a parceria.

O Instituto Mauá de Tecnologia vem fazendo investimentos para atender o esperado aumento de demanda por pesquisa e desenvolvimento no setor automotivo nacional. Existe o incentivo do Inovar-Auto, programa que no período 2013-2017 tem exigências mínimas de aplicação nessa área por parte das montadoras habilitadas, inclusive por meio de parcerias com universidades e instituições de pesquisa. Recentemente o instituto anunciou investimento de R$ 196 milhões em um centro independente de crash test (leia aqui).

A Ford informa que já fez parcerias com o Instituto Mauá antes, em programas de pós-graduação realizados dentro da empresa para empregados da área de desenvolvimento de produtos. “O acordo firmado agora, diferentemente dos anteriores, que tinham um foco e duração específica, traz abrangência maior. Ele permitirá desenvolver a nossa cooperação de uma forma mais ampla, criando novas oportunidades de parceria para o desenvolvimento da pesquisa e tecnologia”, explicou O´Leary em comunicado.