Ford abre inscrições para curso de tecnologia destinado a pessoas de baixa renda
Formação em programação ocorrerá no centro tecnológico da montadora em parceria com o Senai-SP
Automotive BusinessA Ford acaba de lançar seu novo programa de responsabilidade social, o Ford Enter, que vai formar futuros profissionais para o mercado de tecnologia em parceria com o Senai-SP. A iniciativa vai oferecer ao longo do próximo ano 200 vagas em um curso de programação front-end (focada na criação de interfaces para o usuário) totalmente gratuito e que não exige conhecimento prévio na área tecnológica.
Segundo a montadora, os pré-requisitos para participar são ter 18 anos ou mais, ensino médio completo, renda familiar de até quatro salários mínimos e morar na região metropolitana de São Paulo. Pessoas autodeclaradas negras, pardas, amarelas ou indígenas, pertencentes à comunidade LGBTQIA+ e mulheres cis e trans serão priorizadas no processo seletivo.
Ao longo de seis meses, os alunos participarão de 440 horas de aulas presenciais ministradas na unidade do Senai-SP no Ipiranga, Zona Sul da capital paulista. Além da formação em front-end, porta de entrada no mercado de tecnologia, o programa inclui curso de inglês técnico, lógica, habilidades comportamentais, sessões de mentoria e palestras.
Os alunos também terão uma pequena ajuda de custo de R$ 350 para alimentação e transporte, além de suporte pedagógico e assistência social. No final, os estudantes receberão um certificado e alguns serão selecionados para uma etapa adicional de aprendizado, a formação back-end (toda a programação que está por trás das funcionalidades com as quais o usuário interage, conectadas a um banco de dados). Eles terão ainda apoio de um time de especialistas na busca de oportunidades de trabalho e preparação para entrevistas.
Mercado de tecnologia sofre déficit de profissionais qualificados
Durante a apresentação do programa, a Ford destacou que o objetivo é preparar profissionais que não têm acesso à educação para o ingresso no mercado de tecnologia, que, por sua vez, enfrenta uma alta demanda por profissionais qualificados, inclusive no setor automotivo.
Segundo a pesquisa Escassez de Talentos 2022, realizada pelo ManpowerGroup com mais de 40 mil empregadores em 40 países, o Brasil está entre os dez países com maior dificuldade em preencher vagas qualificadas, principalmente no segmento de tecnologia da informação e dados. Outro estudo, da Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais), estima que em 2025 haverá um déficit de mais de 500 mil profissionais para atuar na área.
“O programa servirá de ponte entre o setor de tecnologia e as pessoas de baixa renda. De um lado há vagas não preenchidas e do outro pessoas que querem trabalhar e não têm qualificação. Queremos ser essa ponte entre duas realidades distintas”, afirmou Roberta Mädke, gerente de comunicação e responsabilidade social da Ford América do Sul.
A montadora também pontuou que estuda a ampliação do programa para outras regiões do Brasil. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site do programa até o dia 6 de janeiro de 2023.
Ford tem centro tecnológico em parceria com o Senai-SP
O novo programa de responsabilidade social da fabricante norte-americana no Brasil faz parte do Ford Academy, um centro de difusão de novas tecnologias, serviços, treinamento, experiência do consumidor e relacionamento com os parceiros da marca localizado na unidade do Senai-SP, no bairro do Ipiranga.
O espaço conta com salas de aula, estações para prática de novas tecnologias, sala de protótipos para futuros lançamentos, salas de reunião, além de ser a sede da Central de Engenharia de Serviços e Conectividade Ford.
Por lá, a Ford oferece assistência aos consumidores, às concessionárias e capacita profissionais da montadora e da rede em tecnologias atuais e do futuro, como veículos híbridos e elétricos, dispondo de um espaço dedicado à eletrificação.
“Estamos passando por grandes transformações na área automotiva, com alta demanda por profissionais de tecnologia qualificados. Esse ambiente é fértil para preparar as pessoas para um mundo onde não há estabilidade e em que as demandas sociais e ambientais são cada vez mais importantes na decisão de compra”, concluiu Rogelio Goldfarb, vice-presidente de assuntos corporativos da Ford América do Sul.