23/08/18 11h50

Foco maior em inovação

Protec

O envelhecimento gradual da população brasileira e os grandes investimentos em pesquisa e desenvolvimento (P&D) devem garantir a sustentabilidade e expansão do mercado farmacêutico nacional nos próximos a nos. Vice-campeão no setor Farmacêutica e Cosméticos do ranking Valor 1000, o Laboratório Cristália reinveste cerca de 90% do lucro obtido no crescimento da própria empresa, em projetos de pesquisa, inovação, ampliação e melhoria das instalações em suas unidades localizadas na Grande São Paulo e Itapira (SP).

“Nosso grande desafio é manter um portfólio atualizado e moderno, por isso definimos há tempos que apenas 10% do nosso lucro será distribuído aos acionistas. O restante é reinvestido na companhia para melhorarmos cada vez mais", explica o fundador e presidente do Cristália, Ogari de Castro Pacheco. Fundado em 1972, em Itapira, o Grupo Cristália possui atualmente5,2 mil colaboradores e cerca de 200 medicamentos. O faturamento em 2017 foi de RS 1,9 bilhão. Para este ano, a projeção de crescimento é de 12%.

Desde 2009 já foram investidos mais de R$ 756 miIhões em novas instalações e produtos do complexo industrial farmacêutico, farmoquímico, biotecnológico e de pesquisa. O resultado é que o Cristália produz atualmente 53% dos princípios ativos que utiliza em seus produtos, média superior à de outros laboratórios. “Isso nos protege muito das oscilações do mercado internacional e da variação do dólar”, explica Pacheco.

No segundo semestre deste ano está prevista a inauguração da Farmoquímica Oncológica do Cristália. A nova unidade, onde foram investidos mais de RS 150 milhões em estrutura física e equipamentos de última geração, vai produzir insumos farmacêuticos ativos para remédios de combate ao câncer. Atualmente, o país importa 100% da matéria-prima utilizada em medicamentos para câncer.

Terceira colocada no setor Farmacêutica e Cosméticos, a Hypera Pharma destina 5% da sua receita líquida para pesquisas e desenvolvimento de novos produtos. Recentemente, a empresa, que teve receita líquida de RS 3,6 bilhões no ano passado (12,7% de crescimento em relação ao ano anterior), inaugurou um centro de inovação de ponta, o Hynova, em Barueri (SP).

“O setor farmacêutico é bastante resiliente, pois tem forte correlação com o ritmo de envelheci mento da população brasileira. Portanto, é menos afetado do que outros setores da economia", afirma o CFO da Hypera Pharma, Breno Oliveira.

Fundada em 2001 e com sede em São Paulo (SP), a gigante dos medicamentos atua em diversos ramos, como genéricos, similares, cuidados básicos e isentos de prescrição, como Benegrip, Apracur, Engov, Coristina D e Estomazil, entre outras marcas conhecidas do público. “Chegamos a mais de 80% dos lares no Brasil."

“Nosso sucesso resulta de uma combinação de investimentos em nossas operações, marcas, talentos e, cada vez mais, em inovação", afirma Oliveira, sobre os bons resultados operacionais obtidos pela Hypera no ano passado.

Segundo ele, em 2017 foi completado o processo de transformação da antiga Hypermarcas em uma empresa focada no mercado farmacêutico, o que permite melhor alocação de recursos. “Fechamos o ano com sólida posição de caixa líquido, que, combinado à nossa geração de caixa, permitiu reinvestirmos em nosso crescimento orgânico ao mesmo tempo em que distribuímos mais dividendos aos nossos acionistas”, diz Oliveira.