24/09/18 11h52

Fluxo de passageiros na aviação regional cresce 6% em São Paulo até agosto

Agronegócio e até eleições têm impulsionado demanda em cidades do interior, segundo empresas

Folha de S.Paulo

*Mercado Aberto – Maria Cristina Frias

O fluxo de passageiros em aeroportos regionais paulistas subiu 6% no acumulado de janeiro a agosto deste ano, segundo o Daesp (departamento do estado) e a Voa-SP (concessionária responsável por cinco terminais).

Mesmo com eventos desfavoráveis como a alta do dólar, a demanda continuou crescente, diz Daniel Tkacz, diretor da Azul Linhas Aéreas.

“Continuamos com uma estratégia de expansão para o interior do país, que não vai ficar eternamente na situação dolorosa atual. O mercado vai crescer e o acesso nas cidades menores também.”

A empresa planeja operar em 35 novas bases até 2023 —essa entrada poderia ocorrer mais rápido se o investimento nos terminais fosse mais acelerado, diz Tkacz.

A aviação executiva fora da capital também tem evoluído, em parte por causa dos bons resultados recentes do agronegócio, segundo Rui Aquino, presidente da Two Flex, de táxi aéreo.

“Há outro fator que é o momento político. Apesar de ser algo sazonal, temos uma variação positiva na demanda regional por causa das eleições”, diz Philipe Figueiredo, diretor da Líder Aviação.