21/08/09 11h20

Flight vai desenvolver sistemas de controle e informação

Valor Econômico

A Flight Technologies, única empresa 100% brasileira na área de desenvolvimento de sistemas de controle e informação de voo (aviônicos) integrados para aeronaves leves e veículos não tripulados, foi selecionada pelo programa de subvenção econômica da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) para aperfeiçoar um aviônico para o setor de defesa. Com domínio dessa tecnologia, a Flight será a primeira brasileira a entrar nesse segmento com marca própria e produto de alto valor agregado. A empresa quer tornar-se uma alternativa competitiva no setor aeroespacial mundial e iniciou a sua investida no mercado externo através de uma parceria com a alemã Becker Avionics.

O mercado de aviônicos integrados, segundo Nei Brasil, diretor da Flight, é um dos mais dinâmicos e estratégicos da indústria aeronáutica e de defesa, movimentando cerca de US$ 20 bilhões por ano. "A parceria com a Becker faz parte da estratégia de tornar o nosso negócio global, utilizando os canais de distribuição, marketing e vendas da empresa lá fora", explica Brasil. Para a Becker, segundo ele, a parceria com a Flight é uma forma de a empresa melhorar a sua participação no Brasil. Segundo Brasil, o projeto feito com o apoio da Finep capacitará a empresa a atender às necessidades operacionais da Força Aérea Brasileira (FAB) na área de aviônicos integrados.

Fundada em 2003 por dois engenheiros do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), a Flight foi a primeira empresa a instalar-se na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica do CTA (Comando-geral de Tecnologia Aeroespacial). Atualmente, seus principais clientes são o CTA, o Centro Tecnológico do Exército (CTEX) e a Avibrás. A Flight tem 17 funcionários, todos originários do ITA, e com nível de mestrado e doutorado.