21/12/07 16h11

Fleury faz segunda aquisição em um mês

Valor Econômico - 21/12/2007

O grupo Fleury fez a segunda aquisição em menos de um mês na cidade de São Paulo. Desta vez, comprou o Lego, laboratório especializado em exames femininos, que tem receita bruta anual de R$ 20 milhões (US$ 11,2 milhões) com três unidades de atendimento na capital. A aquisição foi feita pela subsidiária do Fleury, a NKB, com recursos provenientes do caixa e de financiamentos com bancos. A compra da URP, anunciada há um mês, ocorreu nos mesmos moldes. Segundo Mauro Figueiredo, presidente do Fleury, há outras negociações em andamento, algumas delas em outros Estados e em mercados onde a companhia ainda não tem atividades. O executivo explica que a compra de empresas especializadas em determinados segmentos não é uma exigência, mas permite ampliar a oferta de serviços do grupo. De 2002 a 2005, o Fleury comprou 15 empresas, sendo que a maioria delas faz análises clínicas tradicionais. Depois das diversas compras, o grupo passou dois anos reestruturando a administração para melhorar os resultados. Em 2006, o aumento na receita da NKB foi nulo e a subsidiária registrou prejuízo de R$ 29 milhões (US$ 13,3 milhões), embora o grupo como um todo tenha gerado lucro de R$ 32,1 milhões (US$ 14,7 milhões). O desempenho fraco levou o Fleury a assumir a administração direta das marcas. Para este ano, estão previstas receitas em torno de R$ 600 milhões (US$ 337,1 milhões). A companhia não divulgou a previsão de lucro. Já em 2008, o crescimento da receita deve ser de 25%, segundo Figueiredo.