29/09/10 13h42

Fleischmann vai além do fermento e investe em sobremesas

DCI – 29/09/10

A Fleischmann, marca conhecida no País pela produção de fermento, pretende aumentar sua participação no segmento de sobremesas. Hoje, a unidade de negócios dedicada a sobremesas é responsável por 20% do faturamento da companhia AB Brasil, que pertence à gigante inglesa de bens de consumo Associated British Foods (ABF), com faturamento global de US$ 17 bilhões.

Com investimento de cerca de R$ 1 milhão (US$ 571,4 mil) em desenvolvimento da marca de gelatinas e de aproximadamente R$ 8 milhões (US$ 4,57 milhões) na ampliação da fábrica de Pederneiras (SP) - para atender a estocagem e distribuição dos novos produtos -, a companhia espera crescer 12% na categoria sobremesas e em um ano abocanhar 5% do mercado, hoje nas mãos da concorrente e líder do segmento, Kraft Foods, com a marca Royal.

Atualmente, as empresas são concorrentes, mas no passado a Fleischmann já fizeram parte da Kraft. Em 2004, a empresa foi comprada pelo grupo inglês ABF. Até então a multinacional inglesa estava presente no Brasil indiretamente, com algumas linhas de produtos. Atualmente, de acordo com a gerente de Marketing da AB Brasil, Claudia Fores Bonan, o País é de referência nos negócios do grupo. "A área de negócios denominada Nova América, composta por México, Caribe e América Central, se reporta ao presidente da companhia aqui do Brasil", explica.

De acordo com o gerente de Produto da AB Brasil, Henrique Franco, o novo segmento de gelatinas vem para completar a atuação da companhia no mercado de sobremesas. Dados da Nielsen apontam que o segmento comercializou no ano passado cerca de 9 bilhões de caixinhas de gelatina, com faturamento de R$ 290 milhões (US$ 165,7 milhões). Como diferencial para ganhar da concorrência, Franco conta que as novas sobremesas possuem sucralose - substância utilizada como alternativa aos adoçantes artificiais, como a sacarina e o ciclamato. "Para isso licenciamos a marca Splenda, fabricante da sucralose, por um ano" diz. Segundo Franco, a produção inicial, toda ela terceirizada, será de 90 mil toneladas mensais.

Com três fábricas, a AB Brasil tem expectativa de fechar o ano fiscal que se encerra em agosto de 2011 com um faturamento de R$ 400 milhões (US$ 228,6 milhões). Atualmente a empresa atua como fornecedora de misturas para a indústria, que representa 80% dos seus negócios no País.