24/01/18 12h00

Fintechs e insurtechs devem gerar US$ 24 bi em negócios nos próximos anos

Estudo da Liga Ventures mapeou 193 startups brasileiras que fazem uso de tecnologias emergentes. Área de finanças e seguros é que mais se apropria de soluções para inovar o mercado

Now Digital

A Liga Ventures, aceleradora especializada em gerar negócios entre startups e grandes empresas, anunciou os resultados de um estudo que indica que no Brasil existem, atualmente, 193 startups com soluções tecnológicas emergentes.

Batizado de Liga Insights Emerging Technologies, o levantamento utilizou um banco de dados com mais de 8 mil startups brasileiras, que incluem inscrições para os programas de aceleração e eventos da Liga Ventures, recomendações, notícias em portais de negócios e busca ativa de startups. A pesquisa foi feita em parceria com a TIVIT e a Intel.

Das 193 startups levantadas, 6% investem em Inteligência Artificial. A avaliação é que a tecnologia é muito usada em startups que oferecem inovações para o segmento de Finanças e Seguros, como as insurtechs e fintechs - que de acordo com o estudo, devem gerar US$ 24 bilhões em negócios nos próximos anos.

No segmento de Finanças e Seguros as inovações que mais surgem estão ligadas a Big Data, Analytics, Inteligência Artificial, Blockchain e Criptomoedas – categoria que se destacou em 2017 com o maior número de startups criadas.

Blockchain

Inovações como blockchain vão revolucionar todos os processos que envolvem trânsito de informações e certificações de dados. "O blockchain poderá ser usado para tornar os processos transacionais ainda mais seguros, tendo sua aplicação indo além do mercado financeiro, atuando também nas áreas de supply-chain, documentos, seguros e até em processos eleitorais com votos", analisa Rogério Tamassia, co-fouder da Liga Ventures.

A pesquisa também mapeou as principais áreas de aplicações das startups no Brasil. São elas: Indústria 4.0, Construção e Arquitetura, Finanças e Seguros, Agricultura e Pecuária, Saúde e Bem-estar.

Liga Emerging Tech

Complementar ao relatório, a Liga Ventures lançou o programa Liga Emerging Technologies, programa que prospecta, seleciona e acelera startups dos setores de tecnologias emergentes como, Internet das Coisas, Big Data, Analytics, Realidade Aumentada, Blockchain, Robótica Avançada, Energia e Inteligência Artificial aplicados a diversos mercados.