25/04/07 14h34

Finep vai desembolsar US$ 2,93 bi até 2010

Gazeta Mercantil - 25/04/2007

A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) planeja desembolsar R$ 6 bilhões (US$ 2,93 bilhões) entre os anos de 2007 e 2010, revelou o diretor da instituição, Fernando de Nielander Ribeiro. Neste ano, o aporte deve atingir R$ 2 bilhões (US$ 975,4 bilhões), ante R$ 1,2 bilhão (US$ 551,2 milhões) no ano passado. Ribeiro participou do 2 Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria, encerrado ontem em São Paulo.  O executivo observou que a Finep vai trabalhar nos próximos anos para garantir, às empresas que buscam inovação, o acesso aos financiamentos públicos. O desafio é como alcançar as cerca de 5 mil empresas identificadas como inovadoras, em estudo realizado pela Finep em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Menos de 19% das companhias que inovam têm acesso a apoios governamentais, disse Ribeiro. E 90% dos recursos empregados por essas empresas em pesquisa, desenvolvimento e inovação são próprios, informou Ribeiro. O estudo constatou que empresas que investem em inovação têm como resultado maior produtividade e faturamento, pagam melhores salários e contam com profissionais mais qualificados e de maior escolaridade. Além disso, essas empresas que agregam valor aos seus produtos ganham competitividade no exterior. O diretor da Finep disse que o País tem espaço para inovar, uma vez que conta com uma base industrial diversificada e competitiva. O Brasil é responsável por apenas 0,2% das patentes mundiais. Entre os desafios da Finep para alavancar os financiamentos, ressaltou Ribeiro, está melhorar a distribuição geográfica dos recursos e definir setores estratégicos, como a indústria de biocombustíveis. O coordenador de pesquisa e desenvolvimento da Petroflex, Paulo Luiz Coutinho, disse que apesar de alguns avanços nos últimos anos, ainda é preciso melhorar muito o acesso a financiamentos para inovação no País. Os principais entraves, na visão do executivo, são a burocracia, excesso de garantias, prazos curtos e taxa de juros.