Finep reduz juro de financiamento para projetos de pesquisa e inovação
Valor Econômico
A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, baixou ontem as taxas de juros cobradas em seus empréstimos, ao acompanhar a redução recente da Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP), de 6,25% para 6% ao ano. A instituição de fomento em pesquisa e desenvolvimento capta recursos em fundos atrelados à TJLP e oferece juros mais baixos como incentivo à pesquisa, desenvolvimento e inovação. Várias das modalidades de crédito oferecidas têm taxas negativas, levando em conta a inflação dos últimos 12 meses.
Na linha dos programas mobilizadores em áreas estratégicas da Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP) do governo - nanotecnologia, energia, biotecnologia, complexo industrial da saúde e tecnologia da informação - a taxa foi fixada em 4% ao ano. Igual taxa de juro foi estabelecida para nova linha lançada ontem - de pré-investimento e engenharia consultiva- , voltada ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), à integração da América do Sul, aos projetos para a Copa de 2014 e ao programa "Minha Casa, Minha Vida". A maior taxa de juros da Finep, de 8% ao ano, foi fixada para projetos de pré-investimento não relacionados diretamente às politicas governamentais.
Na linha dos programas do PDP, para consolidar setores nos quais o país já é líder, como petróleo, siderurgia e celulose, a taxa de juro caiu para 4,5%. Já nos programas para fortalecer a competitividade, que abrangem desde o setor automobilístico aos de bens de capital e construção civil, a taxa baixou para 5% ao ano. "Trabalhamos antenados com o BNDES, na Política de Desenvolvimento Produtivo, mas somente em pesquisa, desenvolvimento e inovação. Com essa redução da taxa ao financiamento para inovação, participamos das políticas anticíclicas do governo", disse o presidente da Finep, Luis Fernandes.