Finep firma parceria com entidade de pesquisa do Canadá
ProtecA Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) assinou, nesta terça-feira (5), um memorando de entendimento com o National Research Council (NRC), do Canadá, com o objetivo de melhorar práticas no apoio à pesquisa e desenvolvimento (P&D) industrial e fomentar a cooperação para promover e facilitar projetos bilaterais entre empresas brasileiras e canadenses. O documento foi assinado pelo presidente da Finep, Wanderley de Souza, e pela vice-presidente da área de Negócios e Serviços Profissionais do NRC, Maria Aubrey.
O acordo será aplicado por meio de formas de cooperação que podem incluir o apoio a projetos de interesse comum, a organização de chamadas conjuntas para apresentação de propostas e de visitas para networking, além de reuniões, seminários e workshops e promover o intercâmbio de informações.
"Nossa ideia é estabelecer uma ligação profunda entre os dois em áreas como ciências da vida, engenharia, tecnologias espaciais, bioenergia e saúde, sobretudo na área de vacinas", elencou Wanderley de Souza.
O primeiro passo da parceria será um trabalho conjunto de três meses, no qual serão prospectados empresas e institutos que tenham interesse na cooperação bilateral entre Brasil e Canadá. A ideia é que o levantamento possa servir de base para a promoção de encontro no mês de setembro, no país da América do Norte.
"Temos cerca de dez mil pequenas e médias empresas canadenses que trabalham com inovação e com possibilidade de estabelecerem parcerias", afirmou Maria Aubrey, que reiterou a importância de se estabelecer temas prioritários conjuntos.