27/02/08 10h49

Finame desembolsa 60% mais para bens de capital no primeiro bimestre

Valor Econômico - 27/02/2008

O BNDES aumentou em 60% o financiamento de máquinas e equipamentos no primeiro mês do ano, ante janeiro de 2007. O Valor apurou que o desempenho da Finame, Agência Especial de Financiamento Industrial do BNDES, atingiu patamares nunca antes registrados na história do banco num primeiro bimestre. O total desembolsado para financiar bens de capital pela área de operações indiretas do BNDES, via agente financeiro, deverá atingir R$ 3,2 bilhões (US$ 1,82 bilhão), ou 60% a mais que no período janeiro/fevereiro do ano passado, um recorde. O resultado das liberações de recursos da Finame para aquisição de máquinas e equipamentos pelas indústrias no primeiro bimestre confirma as expectativas de que as empresas estão investindo em renovação de capacidade produtiva, em modernização e de que os empresários estão confiantes no crescimento econômico. De acordo com o banco, os compradores de bens de capital financiados pelo BNDES estão bem pulverizados pelos diversos setores da nossa economia, com maior ênfase para os setores cuja estratégia de expansão visa o mercado interno, como setores de alimentos, bebidas, têxteis, confecções. Apesar do câmbio, estes setores voltaram a investir.