Final de ano e Black Friday devem gerar mais de 13,6 mil vagas de emprego em Campinas
Aumento de vagas de emprego na cidade é de 4,2% em relação a 2023; vendas também têm projeção de aumento de 3%
A Cidade ON CampinasAs festas do fim de ano e a Black Friday devem gerar mais de 13,6 mil vagas de emprego em Campinas. O número equivale a um aumento de 4,2% em relação ao mesmo período de 2023, quando foram geradas 13 mil vagas temporárias. As projeções também apontam crescimento de 3% nas vendas para o Natal. Os dados são da Acic (Associação Comercial e Industrial de Campinas).
O crescimento, já esperado por conta das festividades de final de ano, é impulsionado ainda pela entrada dos recursos do 13º salário em novembro e dezembro, que tradicionalmente aumenta o poder de compra da população.
“O Natal é a principal data do comércio varejista, então é sempre importante a gente olhar o quanto a gente cria de vagas temporárias e que depois podem se transformar em empregos efetivos para as pessoas”,
Vagas de emprego e vendas na Black Friday
Junto com o Natal, a Black Friday, celebrada no dia 29 de novembro, está entre as datas mais importantes para o comércio. Para a data, a Acic (Associação Comercial e Industrial de Campinas) espera alta de 5,6% nas vendas em Campinas na comparação com o ano passado, atingindo R$ 616,9 milhões.
Já para a RMC (Região Metropolitana de Campinas), a movimentação financeira com a data deve somar R$ 1,2 bilhão, o que aponta um crescimento de 5,4% na comparação com o ano passado.
“A Black Friday, que teve início no Brasil em 2010 e acontece na última sexta-feira do mês de novembro, é uma espécie de termômetro para as vendas de final de ano, tanto no comércio eletrônico como no varejo físico. Ela faz sucesso porque atrai o consumidor com descontos e promoções”, diz Mario Eduardo Campos, do departamento de economia da Acic.
Aumento das vendas em bares e restaurantes
Além do aumento nas vagas de emprego, os empresários do setor de bares e restaurantes também esperam aumento das vendas durante o período do final do ano. Pesquisa realizada pela Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) indica que 74% dos empresários da Regional Campinas, que abrange 50 municípios, esperam faturamento maior em 2024, na comparação com o mesmo período do ano passado. O índice é superior ao apontado em 2023, quando 48% responderam positivamente.
Esse otimismo dos empresários reflete a confiança em um maior fluxo de clientes com a chegada das festividades e das férias de fim de ano, além do aumento do poder de compra, impulsionado pelo pagamento do 13º salário.