19/11/15 14h30

Fibria investe R$ 1,2 milhão na região

Ao todo, serão beneficiadas 42 mil pessoas em 13 municípios da RMVale

O Vale

A Fibria, em Jacareí, anunciou ontem que chega ao final deste ano com investimento de R$ 1,2 milhão em projetos para geração de emprego e renda e melhoria da qualidade de vida das comunidades onde atua.

Ao todo, serão beneficiadas 42 mil pessoas em 13 municípios da RMVale.

São cinco eixos de investimento: PDRT (Programa de Desenvolvimento Rural e Territorial), Programa Colmeias, Arranjo Produtivo Local em Leite, LIC (Lei de Incentivo à Cultura) de Jacareí e Instituto Votorantim, com apoio a projetos de cultura e geração de emprego para público jovem.

Segundo o gerente-geral de Sustentabilidade da Fibria, Fausto Camargo, houve crescimento significativo dos projetos desenvolvidos na região.

“Nós tivemos um aumento de 41% em relação ao ano passado no número de localidades atendidas. Um exemplo é o Programa Colmeias, que hoje está em sete municípios do Vale do Paraíba”.

Projetos. Além do Colmeias, que oferece consultorias técnicas aos apicultores, o PDRT e o Arranjo Produtivo Local de Leite visam o desenvolvimento econômico dos pequenos produtores rurais, por meio de apoio técnico especializado.

Os cinco projetos apoiados pela Lei de Incentivo à Cultura --Teatro do Povo, Nonada, Infraaudio, Ateliê Móvel e Casa de Causos --têm em comum o intuito de proporcionar à comunidade o acesso à cultura.

O apoio aos projetos é realizado durante o período de cinco anos, tempo que a Fibria considera necessário para que cada comunidade se desenvolva e se torne autossustentável.

Dessa forma, o investimento pode ser aplicado em outras localidades. Segundo a Fibria, a empresa assumiu compromisso de ajudar as comunidades a transformar 70% dos projetos de geração de renda em autossustentáveis até 2025.

Fortalecimento
O PDRT (Programa de Desenvolvimento Rural e Territorial) busca o desenvolvimento local por meio do fortalecimento das associações comunitárias e suas redes

Colmeias
Contribui para a melhoria da qualidade de vida dos apicultores, gerando trabalho e renda por meio do desenvolvimento e aperfeiçoamento da atividade apícola dentro dos plantios de eucalipto da Fibria

Arranjo produtivo local
Potencializa a produção de leite para os pequenos pecuaristas

Batucando
Proporciona o contato e estimula novos talentos nas áreas de música e arte com atividades como oficinas de música e dança