FGV: confiança da indústria sobe 2,7% em outubro
O Estado de S. Paulo
O Índice de Confiança da Indústria (ICI), indicador-síntese da Sondagem Conjuntural da Indústria de Transformação, subiu 2,7% em outubro ante setembro, segundo informou hoje a Fundação Getúlio Vargas (FGV). A fundação também revisou para baixo a taxa de variação do ICI apurada para o mês passado, de 3,6% para 3,3%.
O ICI é um indicador que utiliza para cálculo uma escala que vai de 0 a 200 pontos, sendo que o resultado do índice é de queda ou de elevação se a pontuação total das respostas fica abaixo ou acima de 100 pontos, respectivamente. Os dados atualizados do índice mostram que, de setembro para outubro, o indicador subiu de 109,2 pontos para 112,2 pontos, na série com ajuste sazonal. Esse nível, de acordo com a fundação, é o maior desde setembro de 2008 (115,0 pontos), quando houve o agravamento da crise global.
Na comparação com outubro do ano passado, o ICI registrou alta de 7,4% este mês, após cair 4,9% em setembro, no mesmo tipo de comparação, nos dados sem ajuste sazonal. A fundação comentou em seu comunicado que, nesta comparação, o ICI registrou a primeira taxa positiva em treze meses. A FGV explicou, em seu informe, que o resultado está sendo influenciado por uma base de comparação baixa, visto que, em outubro do ano passado, o desempenho do índice já estava sofrendo o impacto do aprofundamento da crise financeira internacional.