Festa da Uva recebeu 242 mil pessoas e movimentou R$ 32 milhões neste ano
Prefeito e gestores fizeram o balanço do evento com os diversos seguimentos participantes e iniciaram o planejamento para 2025
Jornal de JundiaíO Prefeito Luiz Fernando Machado, acompanhado da Primeira-dama Vanessa Machado e dos gestores Eduardo Alvarez (Agronegócio, Abastecimento e Turismo), José Antonio Parimoschi (Governo e Finanças), Marcelo Peroni (Cultura) e Dr. Gustavo Maryssael (Casa Civil), recebeu os diversos seguimentos que participaram da Festa da Uva para realizar uma avaliação da 39ª Festa da Uva e 10ª Expo Vinhos de Jundiaí e iniciar o planejamento para 2025. O encontro aconteceu nesta sexta-feira (23), no auditório do Fundo Social de Solidariedade (Funss).
Os grupos participantes foram as Comunidades, as Entidades Assistenciais, artesãos do Jundiaí Feito à Mão, membros do Galpão Criativo, representantes das vinícolas e do Empório Jundiaí, os Agricultores, artistas envolvidos e cidadãos visitantes.
“A Festa da Uva foi um sucesso e isso é atribuído ao perfil de todas as pessoas que contribuem para que ela aconteça. Neste ano, recebemos 242 mil pessoas nos quatro finais de semana e movimentamos R$ 32 milhões em vendas. A conversa com os grupos visa entender o que foi positivo e o que devemos melhorar para aumentar a qualidade da Festa nos próximos anos”, comenta o Prefeito Luiz Fernando Machado.
Mais números
Em 2024, a 39ª Festa da Uva e 10ª Expo Vinhos reuniu 220 expositores e 48 entidades beneficiadas, mais de 900 os artistas locais contratados para as apresentações musicais, intervenções e brincadeiras, espalhadas nos cinco palcos temáticos e pelas ruas do Parque, além de ter comercializado mais de 90 mil quilos de frutas. Outros 4,2 mil quilos de frutas que ficam expostas foram doados ao Funss, que repassou a entidades assistenciais da cidade.
Juliana Bacochina está há 15 anos no ramo gastronômico e há um vende crepes franceses em um food truck em uma faculdade da cidade. Pela primeira vez ela esteve na Festa da Uva e se emocionou ao lembrar o quão importante foi essa oportunidade. “Além de ter feito muitas vendas na Festa, a minha visibilidade aumentou e, consequentemente, o faturamento também. Hoje as pessoas entram em contato para saber onde estamos vendendo o nosso crepe”, comemora.
“No ano em que a Festa da Uva completou 90 anos, conseguimos encantar as pessoas e difundir a importância da uva para a economia e cultura da cidade. Recebemos público de 406 cidades, 26 estados e 30 países. Além disso recebemos 408 ônibus turísticos e na Festa as Agências de Turismo Receptivo da cidade levaram 1500 turistas para conhecer um pouco de nossas rotas turísticas. O sucesso vem com muito trabalho e, com os principais atores, faremos os ajustes necessárias para planejar um evento ainda mais especial em 2025”, avalia Eduardo Alvarez.