05/11/18 12h35

Feiras de negócios crescerão 15% no ano que vem, diz setor

Setor espera, porém, que área locada permaneça nos mesmos patamares deste ano

Folha de S.Paulo

*Mercado Aberto – Maria Cristina Frias

O ano que vem terá ao menos 14 feiras de negócios a mais do que o realizado em 2018, de acordo com a Ubrafe (união dos promotores). O valor representa uma alta de 15%.

Apesar disso, o setor espera que a área total locada pelas empresas permaneça nos mesmos patamares deste ano (de aproximadamente 2,3 milhões de metros quadrados), segundo Armando Campos Mello, presidente da entidade.

“Tivemos uma retração da área em exposição da ordem de 30% durante os últimos três anos. A tendência era de consolidação de eventos. Agora, voltaremos a ver mais feiras de nicho e desmembradas, como antes da crise”, diz.

“Esperamos maior visitação. Os preços das locações de espaço, porém, ainda devem permanecer estáveis”, afirma Jorge Alves de Souza, do Sindiprom-SP (das organizadoras).

“Projetamos um crescimento de 10% para 2019, impulsionado por sinergias de custo e alta no número de expositores. Temos reposto a inflação nos preços”, diz Marco Antonio Basso, presidente do Grupo Informa, que realiza 30 eventos no país.

“Faremos 20 feiras, duas delas serão lançamentos. Já estamos com 80% dos espaços vendidos, o que é um bom número”, afirma Fernando Fischer, da Reed Exhibitions Amcantara Machado, que tem o Salão do Automóvel no portfólio.

O setor de energia, o agronegócio e o automotivo estão entre os mais aquecidos, diz ele.

“O varejo deverá crescer ao menos 3% e, com isso, os eventos do segmento deverão ter reação”, diz Jeferson Santos, CEO da Couro Moda.