24/05/10 14h31

Feira Hospitalar prevê volume de US$ 2,9 bilhões

DCI

O segmento de saúde deve movimentar mais de R$ 5 bilhões (US$ 2,9 bilhões), com crescimento de 5% sobre os R$ 4,7 bilhões (US$ 2,4 bilhões) registrados em 2009 durante os três dias da Hospitalar -17ª Feira Internacional de Produtos, Equipamentos, Serviços e Tecnologia para Hospitais, Laboratórios, Farmácias, Clínicas e Consultórios. Neste ano o evento terá 1.250 expositores. Segundo a fundadora e presidente da Hospitalar, Waleska Santos, o evento é considerado o mais importante do País e o segundo maior do mundo no segmento de saúde. "É uma data especial para os lançamentos do setor, então as novidades costumam surgir lá", conta.

Para Waleska, o bom momento pelo qual o País passa deve alavancar os números da feira, que já conta com 480 expositores estrangeiros, número 20% maior na comparação com o ano passado. Outra observação de Waleska é a quantidade de possíveis compradores que o evento vai atrair: mais de três mil pessoas, do Brasil e do exterior. "Agora o País está no radar do mundo. Por isso, o volume de negócios tende a crescer", explica ela, sobre aumento da quantidade de companhias estrangeiras na Hospitalar.

De acordo com a idealizadora da feira, o evento se tornou, além de um espaço para negócios, um ponto de encontro entre fornecedores e empresas da área, o que movimenta também a capital paulista. "Estamos em 9º lugar no ranking de eventos da SP Turismo, o que significa que a feira gera negócios também para a cidade", completa ela.

Os números da Hospitalar também animam expositores como a Alert, multinacional portuguesa especializada no desenvolvimento de sistemas de informatização de gestão clínica hospitalar. Segundo Luiz Brescia, diretor-geral da companhia no Brasil, a participação na feira deve alavancar a imagem da empresa para conquistar novos contratos e chegar à meta de faturar R$ 25 milhões (US$ 14,3 milhões) no primeiro semestre.

Outra que pretende alavancar as vendas no período é a Medicare do Brasil. Para a gerente comercial da Medicare, Adriana Lima, a empresa deve atingir R$ 400 mil (US$ 228,6 mil) em vendas durante os três dias da feira. "A feira será um canal para apresentarmos novas tecnologias de equipamentos e insumos", afirma ela, ao ressaltar que a participação no evento deve alavancar em 10% o faturamento da Medicare.