04/10/19 13h53

Feira do Empreendedor terá Arena de Negócios

Pequenas Empresas e Grandes Negócios

A Feira do Empreendedor 2019 do Sebrae-SP será uma ótima oportunidade para empresas que querem ganhar mercado. Uma das atrações do evento, a Arena de Negócios,foi desenvolvida para promover conhecimento e acesso a mercados nacionais e internacionais para micro e pequenas empresas.

A Arena de Negócios será dividida em três espaços: em um deles, ocorrerão palestras e talk shows em um palco central, aproximando o público de especialistas do Sebrae-SP e parceiros.

Entre os temas abordados, estão a desmitificação da exportação, importância do despachante aduaneiro, logística e oportunidades de negócios em diversos países. Outro será voltado para realização de contatos comerciais e negócios internacionais e nacionais. Para isso serão feitas rodadas de negócios entre indústrias e comerciais exportadoras nos segmentos de alimentos, bebidas, autopeças, pet, moda, beleza, casa e construção, além de sessões de negócios entre expositores da Feira e rodada de networking entre empresas e câmaras de comércio de diversos países, apresentando oportunidades para empreendedores em seus territórios. Já o terceiro espaço será para atendimento, além de totens para o dono de um negócio efetuar o autodiagnóstico empresarial sobre as condições de sua empresa alcançar outros mercados.

“Queremos focar em oferecer muitas oportunidades para a abertura de negócios internacionais.Para isso convidamos câmaras e consulados de diversos países, de todos os continentes, tais como Colômbia, Peru, Estados Unidos, Itália, Bélgica, Portugal, Alemanha, Espanha, Índia, Japão, China,além de países africanos e árabes que estão despertando muito interesse”, explica o presidente do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento de Relações Empresariais Internacionais (Ibrei) Mauricio Prazak, que é parceiro do Sebrae-SP e organizador das atividades da Arena de Negócios.

Prazak explica que toda a agenda do espaço foi pensada para mostrar ao pequeno empresário que é possível exportar. Ela está dividida em três estágios de preparação, como a introdução à internacionalização, as oportunidades no mercado internacional e as ferramentas e mecanismos para internacionalização.

“A maior dificuldade que existe para os micro e pequenos empreendedores brasileiros em negócios internacionais é a falta de informação,seguida pela falta de mentalidade internacional. Todas as atividades oferecidas foram criadas pensando em preencher essas lacunas, pois existem oportunidades de negócios em praticamente todos os setores em todo o mundo.”, afirma o presidente do Ibrei.

Casos de sucesso

Durante os quatro dias de evento, a Arena de Negócios vai trazer também diversos exemplos e casos de sucesso de MPEs paulistas exportadoras contando sua trajetória, bem como expondo nas vitrines da Arena. Dessa forma, o empresário visitante, que um dia sonha em exportar seus produtos e serviços,poderá se espelhar no sucesso de empresas semelhantes.“As palestras, talk shows e rodadas de negócios com as câmaras de comércio e consulados vão ajudar bastante os empreendedores.

Atualmente, as principais dificuldades do pequeno empreendedor são entender o mercado-alvo, precificar o produto e a logística para a exportação”,comenta o coordenador estadual do Sebrae-SP Fábio de Paula Augusto.