23/03/18 13h00

Feira do Empreendedor SP 2018 terá espaço para quem pensa em vender para o exterior

PEGN

As rodadas de negócios entre empresas brasileiras e compradores internacionais vão movimentar a Arena de Negócios Internacionais na Feira do Empreendedor. As negociações são as novidades do espaço que vai ajudar desde quem tem apenas a intenção de vender para o exterior até as empresas que já comercializam seus produtos e querem ampliar o mercado.

“As empresas mais preparadas negociam diretamente com o comprador internacional. As iniciantes vão conversar com as comerciais importadoras e exportadoras para dar os primeiros passos com a exportação indireta”, explica o consultor do Sebrae-SP Gustavo Carrer.

Cerca de cem empresas do Estado de São Paulo participarão das rodadas e terão seus produtos expostos em vitrines.
Uma delas é a De Tommaso, que produz antepastos. O gerente comercial Vitor Inglez conta que o projeto de internacionalização faz parte do trabalho da empresa há dois anos.

“A expectativa na rodada é de encontrar um parceiro varejista que consiga pulverizar o produto no país em que ele esteja, formando um mercado forte de antepastos como é o brasileiro”, afirma.

Segundo Inglez, o foco será o Uruguai e Argentina por conta dos costumes e histórico de imigração italiana, que facilitaria absorver o tipo de produto. Na parte de capacitação, estão programadas 20 palestras e 16 talk shows.

Quem busca informações poderá ter contato com aproximadamente 30 parceiros, entre instituições públicas e privadas, como Conselho Brasileiro das Empresas Comerciais Importadoras e Exportadoras (CECIEx), Correios e Fiesp. A Apex Brasil terá uma equipe especializada para atendimentos individuais sobre todos os seus programas, com destaque para o Programa de Qualificação para Exportação (PEIEx).

A Arena também terá seis espaços de atendimento com a presença da Câmara de Comércio Brasil Canadá (CCBC) e Câmara de Comércio de Bruxelas (BIE), de três empresas especializadas em internacionalização de empresas: BeloFloripa/361°, Ask Consultancy e Grupo MAP, além do eBay que vai explicar como as empresas podem utilizar a plataforma para exportação.