Feira de frutas reúne empresas com rodada de negócios em SP
DCI
Começa amanhã, no Expo Center Norte, na zona norte da capital paulista, a Feira Internacional de Frutas e Derivados, Tecnologia de Processamento e Logística - Fruit & Log, que reunirá 83 empresas em 2.000 metros quadrados. Até a quinta-feira, são esperados cerca de 5 mil profissionais do setor, entre supermercadistas, restaurantes processadores, distribuidores, hotéis e importadores do Brasil e do exterior.
"Estamos no caminho certo, com investimentos em modernas técnicas de produção e processamento, além de variedades de frutas adequadas para atender à demanda dos principais compradores mundiais. Mas a difusão de técnicas e novas tecnologias será um dos pontos fortes desse grande encontro", diz Moacyr Saraiva Fernandes, presidente do Instituto Brasileiro de Frutas (Ibraf), um dos organizadores.
O evento contará também com rodada de negócios nacional e internacional, cujo objetivo é promover oportunidades de novos negócios do setor, apresentar novos produtos e promover e estimular a cooperação comercial e industrial, a transferência de tecnologia e a criação de corporações mistas entre pequenas e médias empresas.
A rodada internacional contará com o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex-Brasil), através do projeto Brazilian Fruit, em parceria com o Ibraf. Estão confirmados importadores da Alemanha, Rússia, Dinamarca, Holanda, Inglaterra e África do Sul. O Brasil é um dos três maiores produtores de frutas do mundo, atrás da China e da Índia. A produção brasileira em 2008, segundo o Ibraf, superou 43 milhões de toneladas, o que corresponde a 5% da produção mundial. Cerca de 30% são exportados.
Segundo o Ibraf, o segmento gera oportunidades de dois a cinco postos de trabalho na cadeia produtiva por hectare cultivado e está fundamentado em pequenas e médias propriedades. O grande gargalo dos pequenos produtores de frutas está exatamente na comercialização. Diante disso, o Sistema Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa) vem apoiando projetos que aproximem os pequenos produtores das grandes redes varejistas e do consumidor.