FCA adere ao projeto IPT Open Experience para inovação
Novo acordo prevê aceleração do desenvolvimento de tecnologias para carro conectado
Automotive BusinessA FCA Fiat Chrysler anuncia sua entrada no projeto IPT Open Experience, iniciativa do IPT, Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo, focado em inovação para grandes empresas. O novo capítulo da parceria entre as duas organizações prevê a aceleração do desenvolvimento de tecnologias para carros conectados, especificamente nas áreas de infoentretenimento e conectividade sob a ótica do cliente.
A cerimônia de adesão foi realizada por meio de reunião virtual entre os representantes do IPT, do governo de São Paulo e do presidente da FCA para a América Latina, Antonio Filosa.
“Esta é, na verdade, a continuidade de uma longa história de parceria com o IPT: iniciamos a nossa colaboração nos anos de 1970, nos esforços para desenvolver o primeiro carro a álcool do Brasil, e mantivemos uma relação muito produtiva desde então”, recordou Filosa, reforçando que desde então a empresa desenvolveu diversos projetos com o instituto nas áreas de manufatura e ferramental.
O IPT Open Experience é uma plataforma empresarial com o objetivo de desenvolver e incorporar inovação de alta tecnologia nos negócios por meio do modelo de inovação aberta (open innovation). Com esta parceria, a FCA terá acesso aos pesquisadores e o corpo estratégico da rede de centros tecnológicos e laboratórios de pesquisa do instituto, que atua há mais de 120 anos com parcerias nas esferas pública e privada.
A empresa integrará o espaço compartilhado hub de inovação, destinado a solucionar desafios tecnológicos das organizações por meio da interação com instituições de pesquisas, universidades e governo. O hub se concentra nas áreas tecnológicas de hardtech, tecnologia da informação, automação/mobilidade e experiência do consumidor.
“No contexto atual, a inovação aberta ajuda muito a ampliar as possibilidades de desenvolvimento de novas soluções em prazo mais curto. As oportunidades e demandas atuais exigem competências e conhecimentos que nem sempre possuímos internamente. Mobilizar parceiros em um processo de cocriação traz agilidade e vantagens competitivas em um mercado em transformação acelerada”, conclui Filosa.