15/10/09 11h11

Faturamento do Ponto Frio avança 12% no trimestre

Valor Econômico

Sob a gestão do Grupo Pão de Açúcar desde julho, o Ponto Frio já começou a apresentar um melhor desempenho. No terceiro trimestre, a rede de eletrodomésticos registrou vendas brutas (de mercadorias e serviços do varejo) de R$ 1,2 bilhão (US$ 697,7 milhões), o que representou um crescimento de 12% em relação ao mesmo período do ano anterior. Ao longo do primeiro semestre, a receita bruta da varejista havia recuado 8% se comparada aos seis primeiros meses de 2008.

O processo de venda do Ponto Frio, que foi oferecido ao mercado em janeiro, consumiu boa parte das atenções da antiga gestão da companhia, o que se refletiu no fraco desempenho de vendas na primeira metade do ano. O time destacado pelo novo controlador, o grupo Pão de Açúcar, assumiu o leme da varejista em julho, sob o comando de Jorge Herzog.

Os analistas ainda aguardam a divulgação de um "plano de ação" do Ponto Frio, com as estratégias que a nova equipe planeja implementar. O processo encontra-se na reta final e é esperado que o Pão de Açúcar apresente suas metas até o início de novembro. No dia 12 do mês que vem, a companhia publicará seus resultados financeiros e a expectativa é que, até lá, o grupo já tenha nas mãos um plano de recuperação mais detalhado.

Segundo comunicado do Pão de Açúcar, uma série de fatores contribuiu para o melhor desempenho nas vendas do Ponto Frio no terceiro trimestre, entre eles a maior disponibilidade de mercadorias nas lojas, o maior investimento em mídia, com campanhas promocionais mais agressivas e abrangentes, além do aumento das vendas de linha branca impulsionado pela redução do IPI. Outro aspecto positivo foi a maior disponibilidade de crédito e o processo de integração das carteiras de cartões de crédito das duas companhias. A loja virtual do Ponto Frio também apresentou um bom desempenho.

De acordo com os analistas dos bancos Credit Suisse e Raymond James & Associates, as vendas do Pão de Açúcar ficaram acima das expectativas no terceiro trimestre. Em uma base comprável de lojas, a varejista registrou um aumento de 13% nas vendas sobre igual trimestre de 2008. O analista do Credit Suisse previa crescimento de 6,1%.