21/08/18 11h56

Faturamento do comércio regional atinge R$ 1,5 bilhão

Vendas no varejo registram crescimento de 4,1% nos primeiros cinco meses do ano

A Cidade On

No mês de maio as vendas do comércio varejista na região de Araraquara cresceram 1,8% em relação ao mesmo período do ano passado. O faturamento atingiu o montante de R$ 1,52 bilhão, sendo que no acumulado do ano o crescimento foi de 4,1%. Os dados são da Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista no Estado de São Paulo (PCCV), realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), com base em informações da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP).

De acordo com Délis Magalhães, economista do Sindicato do Comércio Varejista de Araraquara (Sincomercio): "De janeiro a maio, a região de Araraquara vem apresentando uma melhora nas vendas, porém, algumas das atividades analisadas pela pesquisa não têm sustentado esse crescimento. É o caso das lojas de vestuário, tecidos e calçados".

Concessionárias de veículos e lojas de autopeças e acessórios apresentaram bons resultados no primeiro quadrimestre do ano, mas, caíram em maio, demonstrando uma dificuldade de sustentabilidade no crescimento dessas atividades.

Em contrapartida o segmento de supermercados teve um bom resultado no mês e provavelmente o repetirá em junho, impulsionado, principalmente pelos efeitos gerados pela paralisação dos caminhoneiros, que durou 11 dias no final de maio, e provocou um expressivo aumento na demanda das famílias pelos produtos alimentícios. "Os resultados das vendas de junho deverão mostrar de forma mais ampla os impactos da greve e permitirão uma melhor análise das tendências que deverão prevalecer até o fim do ano", explica a economista.