05/01/09 10h53

Faturamento da Lanxess sextuplica em três anos

Gazeta Mercantil - 05/01/2009

Toda virada de ano é o momento para o tradicional balanço das conquistas e dos projetos que ficaram em segundo plano. Ao encerrar 2008, um período marcado por uma grande crise mundial, a Lanxess se considera com as metas cumpridas e pronta para iniciar 2009 com uma estrutura integrada e racionalizada. A fabricante de produtos químicos e borracha sintética - que são utilizadas desde chinelos de borracha até peças de automóveis - encerrou o ano passado com um faturamento local estimado de US$ 1 bilhão, quase seis vezes mais do que os US$ 168 milhões registrados em 2005, quando reorganizou as operações na região. O valor já equivale a 10% do faturamento mundial e considera os ativos da brasileira Petroflex, devidamente integrados em 2008. A aquisição da fabricante de borrachas sintéticas está incluída nos investimentos de € 380 milhões feitos pela Lanxess no ano passado. Os números são considerados uma prova de superação não só local como mundial pelo presidente da companhia no Brasil, Marcelo Lacerda, uma vez que a Lanxess tinha um endividamento global muito alto e precisava melhorar sua performance em todas as regiões. Lacerda afirmou que a empresa está firmando as bases para uma expansão sustentável a longo prazo. Para isso, a companhia deve levar adiante sua estratégia, mantendo investimentos de longo prazo, se concentrando em alguns negócios e deixando de lado aqueles que não tenham a rentabilidade esperada. Para 2009, a Lacerda disse acreditar que o Brasil tem algumas vantagens comparativas que podem ajudar a ultrapassar as dificuldades do mercado, mas não deve passar incólume pelos problemas mundiais. Por isso, a empresa já trabalha com uma possível queda de até 15% nos negócios. O executivo afirmou ainda que, por ser uma empresa enxuta, a Lanxess não cogita, por enquanto, a hipótese de demissões. Para Lacerda, a crise, no entanto, tem um lado bom porque torna os ativos mais baratos, o que permite uma prospecção de negócios não só local como mundial. Uma das gigantes mundiais em especialidades químicas, tendo atingido em 2007 vendas de € 6,61 bilhões, a Lanxess conta atualmente com 15.200 funcionários espalhados por 21 países. A companhia é representada por 41 unidades de produção ao redor do mundo. No Brasil, mantém cerca de mil funcionários, incluindo os que vieram na Petroflex, distribuídos nas unidades da empresa nas cidades de São Paulo, Porto Feliz (SP) e São Leopoldo (RS), Triunfo (RS) e Cabo de Santo Agostinho (PE).