06/11/07 10h56

Faturamento com genéricos deve crescer 42% em 2007

Folha de S. Paulo - 06/11/2007

Pesquisa feita pela Pró Genéricos (Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos) mostra que, nos últimos sete anos, os brasileiros economizaram R$ 6,980 bilhões (US$ 4 bilhões) ao comprar medicamentos genéricos. Segundo Odnir Finotti, presidente da Pró Genéricos, em média esses remédios custam 50% menos e o preço está em queda livre devido à política agressiva de descontos dos fabricantes para as redes de farmácia. Esses números ajudariam a explicar por que os brasileiros estão cada vez mais familiarizados com os genéricos. Entre janeiro e setembro deste ano, as vendas totalizaram US$ 1,083 bilhão, contra US$ 1,054 bilhão computado entre janeiro e dezembro do ano passado. Nesse ritmo, espera-se que a receita de 2007 feche na casa de US$ 1,5 bilhão, um crescimento de 42,3% em relação a 2006. Mas não é só o faturamento do setor que chama a atenção. Ainda segundo a Pró Genéricos, entre as sete maiores empresas do ramo (incluindo as que vendem remédios de marca), quatro são nacionais e também atuam com genéricos. Pela lei, um genérico tem de sair de fábrica custando, no máximo, 35% menos que o produto de referência (o remédio de marca). Para conseguir estimular as vendas, as fabricantes aumentariam ainda mais os descontos nas redes de farmácias. Com a política agressiva de descontos nas redes varejistas, a participação dos genéricos sobre as vendas totais do setor (em unidades) saltou de 4,9%, em 2002, para 16,6%, em setembro deste ano. Além disso, os laboratórios lançam cada vez mais produtos.