28/05/15 13h36

Fatec formaliza convênio internacional para intercâmbio e pesquisa de alimentos

Parceria foi consumada ontem, quando documento foi assinado por autoridades locais e representantes da Haute Ecole Charlemagne, uma das mais tradicionais da Bélgica

Diário de Marília

A Fatec (Faculdade de Tecnologia) de Marília formalizou ontem o convênio educacional com a Haute Ecole Charlemagne, faculdade tecnológica ligada à Universidade de Liége, uma das mais tradicionais da Bélgica. A parceria prevê o intercâmbio de alunos e docentes entre as instituições, além de promover a troca de experiências nas áreas de pesquisa e inovação.

O acordo internacional foi assinado durante evento na própria unidade, na quarta-feira, com a presença da professora-assistente da entidade estrangeira, Christel Belleflamme. Na quarta-feira, parte das tratativas burocráticas já havia sido concluída em evento na casa do cônsul belga, em São Paulo. Ontem, a comitiva que esteve no município aproveitou para conhecer indústrias locais do ramo de alimentos, foco inicial da parceria internacional.

De acordo com o diretor da Agência Inova Paula Souza, Oswaldo Massambani, as regiões de Marília e Valônia formam dois importantes arranjos produtivos locais na área alimentícia em seus respectivos países. “O intuito é favorecer a transferência de tecnologia e a interface dos professores com as indústrias para que seja levado conhecimento da academia para o parque industrial e o contrário também”, diz.

Segundo a diretora da Fatec Marília, Claudia Cristina Teixeira Nicolau, a troca de experiência trará novos conhecimentos que facilitarão o comércio de alimentos entre Brasil e Bélgica. “A ideia é estudar as diferenças entre os sabores e aromas, bem como normas legais e barreiras comerciais”, explica.

Outro ponto que chamou a atenção dos belgas é a atuação da Fatec Marília no setor de alimentos funcionais. “A Fatec é referência em pesquisa na produção de alimentos voltados a pessoas com alergia a glúten, lactose e ovos, um segmento que está em expansão no mercado”, ressalta Cláudia.

O prefeito Vinícius Camarinha participou da solenidade e destacou a parceria inédita. “Isso é fundamental para melhorar ainda mais a formação de seus estudantes. Será uma troca cultural, de tecnologia e de conhecimentos e que irá fortalecer as duas instituições. A cidade de Marília também ganha com esse convênio Brasil/ Bélgica”, afirmou o chefe do Executivo.

Para a aluna do curso superior de Tecnologia em Alimentos, Jucilene de França Gomes, a oportunidade que se abre é “muito importante”. “Aqueles que forem selecionados vão ter uma oportunidade incrível. O intercâmbio será muito bom para o currículos e vida profissional dos estudantes, mas também deve ter reflexos na produção, inovação e nas pesquisas locais. Tanto em Marília, quanto em Valônia”, diz.

A primeira dupla de alunos será enviada no começo do ano que vem, enquanto outros dois estudantes belgas devem chegar na mesma ocasião para um período de 13 semanas de estágios e estudos. Eles também deverão estudar as normas e exigências da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) no Brasil, e o órgão correspondente na Bélgica. A seleção para o programa será realizada pelo Centro de Inovação da Fatec, em São Paulo, e não terá custo para os beneficiados.

Inaugurada em 2006, a Fatec de Marília conta com 480 alunos dos cursos de Tecnologia em Alimentos e Gestão Empresarial.

Além dos diretores das duas instituições, como a professora-assistente da Haute Ecole Charlemagne, Christel Belleflamme e do prefeito Vinícius, participaram da solenidade os secretários municipais Cássio Luiz Pinto Júnior (Desenvolvimento Econômico e Turismo) e Renata Devito (Governo, Trabalho e Inclusão), o diretor regional da Fiesp/ Ciesp, Flávio Peres, o gerente Regional do Sebrae, Marcelo Montagnana e representantes de indústrias como Bel, Jacto e Laticínios Tocha.