12/07/23 14h13

Farmacêutica europeia estreia operações no Brasil

Panorama Farmacêutico

Para trazer seus produtos para o país, a farmacêutica europeia Neuraxpharm comprou a brasileira Libber Pharma. O laboratório, que atua em tratamentos do sistema nervoso central (SNC), adquiriu recentemente também parte do portfólio da Sanofi na área, o que solidificará a criação de uma filial no país.

Com a compra, a Libber passará agora a ser chamada Neuraxpharm Brasil. A farmacêutica desenvolve e comercializa marcas estabelecidas, medicamentos de valor agregado, genéricos, cannabis medicinal, soluções além dos medicamentos convencionais (saúde digital e dispositivos médicos) e medicamentos órfãos (indicados para pacientes com doenças raras).

Para a multinacional, o Brasil surge como um mercado atraente por ser o maior na América Latina e o décimo a nível global. “Nossa presença direta no Brasil contará com uma plataforma para distribuição dos produtos da Neuraxpharm para profissionais de saúde e pacientes”, comenta o CEO, Jörg-Thomas Dierks.

Farmacêutica europeia aposta em mercado de US$ 4,7 mi

De acordo com avaliação de Dierks, o Brasil é o sexto mercado que mais demanda medicamentos para o SNC no mundo, o que gera um mercado de US$ 4.740 milhões, com crescimento acelerado de 40% entre 2021 e 2022.

“Essa nova aquisição da Libber Pharma representa um importante passo estratégico para que possamos disponibilizar produtos avançados para o SNC para um número cada vez maior de pacientes ao redor do mundo”, conclui.

Brasil lidera ranking de ansiedade e depressão

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 10% da população mundial sofre com transtornos mentais, o que corresponderia, aproximadamente, a 720 milhões de pessoas.

O Brasil é o país que lidera o ranking de ansiedade e depressão na América Latina, com quase 19 milhões de pessoas com essas condições. Entre 2006 e 2022 foram registradas quase 18 mil notificações por transtornos mentais relacionados ao trabalho no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde.

Antes dos medicamentos, o paciente que apresentar sintomas de transtornos mentais pode buscar a ajuda de um psicólogo ou realizar prática de relaxamento, como a meditação.

 

Fonte: https://panoramafarmaceutico.com.br/farmaceutica-europeia-operacoes-brasil/