FAPESP lança Programa de Leitorado com a Embaixada do Brasil na França
Iniciativa apoiará o envio de pesquisadores e bolsistas para lecionar língua portuguesa em instituições universitárias francesas
FAPESPEm parceria com a Embaixada do Brasil na França, a FAPESP acaba de lançar o Programa de Leitorado, cujo objetivo é viabilizar o envio de pesquisadores e/ou professores do Estado de São Paulo e bolsistas de doutorado e pós-doutorado para lecionar língua portuguesa em instituições universitárias francesas, bem como para desenvolver atividades acadêmicas, pedagógicas e/ou culturais relacionadas ao Brasil. A iniciativa conta com a Embaixada do Brasil na França para coordenar as ações junto às universidades francesas.
Considerando a importância da difusão e do ensino da língua portuguesa, em sua variante brasileira, como ferramenta para fortalecer o processo de internacionalização do ensino superior, o programa visa fomentar a mobilidade acadêmica entre o Brasil e a França e fortalecer os laços entre as universidades paulistas e francesas.
Participam da primeira chamada de propostas do programa as universidades: Clermont Auvergne, Montpellier III (Paul Valéry), La Rochelle, Toulouse (Jean Jaurès), Bordeaux Montaigne, Paris-Est Créteil (AEI International School), Sorbonne, Paris 8 Vincennes - Saint-Denis e Panthéon-Sorbonne (Paris 1).
Para serem elegíveis à possibilidade de financiamento, bolsistas FAPESP de Doutorado e Pós-Doutorado devem atender aos critérios da modalidade Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE).
Pesquisadores doutores vinculados a instituições de ensino e pesquisa no Estado de São Paulo devem atender aos critérios da modalidade Bolsa de Pesquisa no Exterior (BPE).
O candidato deve ter graduação na área de licenciatura em linguística ou licenciatura em letras, reconhecida na forma da legislação brasileira, e possuir título acadêmico, no mínimo de mestrado. Além disso, deve comprovar experiência em ensino de português e proficiência na língua francesa, conforme as demandas das universidades.
A carga horária de atividades deverá ser de no mínimo 20 e no máximo de 30 horas semanais, repartidas entre horas-aula e outras atividades culturais, acadêmicas, científicas e/ou pedagógicas, de acordo com as demandas de cada universidade participante.
As propostas terão duração de até 12 meses consecutivos, improrrogáveis, a partir do início do período letivo 2024-2025.
O pesquisador paulista ou o orientador do bolsista FAPESP interessados devem enviar a candidatura à FAPESP até 23 de junho de 2024 pelo Sistema de apoio à Gestão (SAGe).
A primeira chamada do Programa de Leitorado está publicada em: fapesp.br/16824.