Fapesp lança nova chamada da Escola São Paulo de Ciência Avançada
Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e InovaçãoA Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) lança nova chamada do programa Escola São Paulo de Ciência Avançada (ESPCA), que oferece recursos para a organização de cursos de curta duração em pesquisa avançada nas diferentes áreas do conhecimento no Estado de São Paulo. Essa é a décima segunda chamada da modalidade, que foi lançada em 2009 e tem periodicidade anual desde 2013.
As propostas serão recebidas até 16 de setembro de 2016, exclusivamente pelo sistema eletrônico SAGe da Fapesp. Para esclarecimentos sobre a chamada e o programa, antes do prazo final de submissão a fundação realizará uma reunião aberta a interessados. Além de contribuir para o avanço do conhecimento e para a formação dos participantes, espera-se que os eventos apoiados contribuam para dar visibilidade à pesquisa, aos programas de doutorado e a oportunidades para estágios de pós-doutorado no Estado de São Paulo, em especial a candidatos de outros Estados e países.
Cientistas com interesses profissionais comuns irão se reunir, por período de 10 a 14 dias, promovendo intensa discussão e análise dos aspectos mais avançados em seus campos de pesquisa. Os professores que lecionarão as disciplinas nas ESPCA deverão ser cientistas de excelente qualificação e destaque, incluindo cientistas estrangeiros convidados. Os estudantes participantes devem estar matriculados em cursos de graduação ou pós-graduação no Brasil ou exterior, sendo potenciais candidatos aos cursos de Mestrado, Doutorado ou a estágios de Pós-Doutorado em instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo. Também poderão ser aceitos alguns jovens doutores.
Os estudantes selecionados terão a oportunidade de apresentar, em sessões de pôsteres, os resultados de suas pesquisas, discutindo os progressos de seus resultados com os cientistas participantes. Na seleção, serão priorizadas propostas com temas não cobertos recentemente pelo Programa ESPCA.