FAPESP inicia novo levantamento primário sobre as atividades de CT&I em São Paulo
Conduzido pela Gerência de Estudos e Indicadores da Fundação em parceria com a Fundação Seade, trabalho deve ser concluído em 24 de novembro
FAPESPA FAPESP iniciou ontem (30/10) a terceira edição do levantamento primário de informações sobre pessoal e recursos financeiros mobilizados por instituições não empresariais localizadas em São Paulo e que executam atividades científicas e tecnológicas.
Como nas duas edições anteriores, o levantamento é conduzido pela Gerência de Estudos e Indicadores (GEI) da FAPESP, em parceria com a Fundação Seade, por meio de questionário eletrônico e apoio a distância. Todas as informações coletadas referem-se ao ano de 2022.
No dia 19 de outubro, foi realizado evento on-line envolvendo as cerca de 120 instituições que serão consultadas, entre institutos de pesquisa, instituições de ensino superior e instituições de atendimento à saúde com atividades de pesquisa. Tal evento, além de marcar o lançamento da pesquisa, informou os representantes dessas instituições sobre o conteúdo do levantamento e os instrumentos desenvolvidos para sua aplicação.
A primeira edição do levantamento foi a campo em 2019 e teve por base o ano de 2018. Foi uma iniciativa pioneira no país que, pela primeira vez, permitiu gerar os indicadores de dispêndio em pesquisa e desenvolvimento (P&D) sob as óticas da execução e do financiamento, assim como a matriz que as relaciona.
Além desse ganho metodológico, foi possível ampliar o universo das organizações consideradas no cálculo dos indicadores, incorporando instituições privadas e o segmento das prestadoras de serviços de saúde que também realizam atividades relevantes de P&D.
Esta terceira edição do levantamento primário deverá estender-se até 24 de novembro.