FAPESP formaliza parceria com o Instituto do Legislativo Paulista
A cooperação, que vinha ocorrendo informalmente desde 2017, já promoveu 47 eventos, com a participação de cerca de 180 pesquisadores, levando temas emergentes para a população e contribuindo para o aprimoramento das políticas públicas
FAPESPO Instituto do Legislativo Paulista (ILP) é um órgão da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) responsável por oferecer cursos abertos e gratuitos a todos os cidadãos e subsidiar, mediante suporte temático e técnico, os trabalhos parlamentares. Em 2017, o ILP e a FAPESP estabeleceram uma parceria informal para realizar eventos de divulgação científica e tecnológica, tendo como o horizonte o aprimoramento e a aplicação de políticas públicas. “No total, foram realizados 47 eventos no Ciclo ILP-FAPESP de Ciência e Inovação, tratando de temas tão diversos quanto a produção de vacinas, o desenvolvimento sustentável da Amazônia, o uso de tecnologias quânticas, as soluções para o meio ambiente urbano, os desafios da inteligência artificial, a transformação digital dos municípios e muitos outros”, informou o professor Carlos Américo Pacheco, diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrativo da FAPESP.
No último dia 14 de novembro, no Salão Nobre da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, o acordo entre o ILP e a FAPESP foi finalmente formalizado. Entre outros participantes, compuseram a cerimônia o presidente da Mesa Diretora da Alesp, deputado estadual André do Prado, o presidente do Conselho Superior da FAPESP, professor Marco Antonio Zago, a diretora-presidente do ILP, a assessora legislativa Agnes Thais Sacilotto, e o professor Pacheco.
Prado e Zago assinaram o Termo de Cooperação. “Queremos fomentar ainda mais ações com a FAPESP, com cursos dentro da programação do ILP, utilizando todo o know-how que a FAPESP tem para prover informação de alta qualidade para a população”, disse Prado. E Zago lembrou que cerca de 180 pesquisadores, entre os mais importantes do país, já participaram das atividades do Ciclo ILP-FAPESP. “Essa tem sido uma forma de levar para a população os temas mais recentes e importantes para a expansão das fronteiras da ciência e o desenvolvimento do Estado de São Paulo. É também uma maneira de a FAPESP interagir com a Assembleia Legislativa, com seus parlamentares, assessores e servidores, e com o público em geral”, falou.
Sacilotto comentou sobre a felicidade dos integrantes do ILP em formalizar uma parceria que já vinha ocorrendo informalmente há vários anos. E se referiu a novas iniciativas conjuntas, como a Feira das Startups, que possibilitará às empresas inovadoras emergentes mostrar o que estão fazendo para a sociedade paulista. “Há um grande caminho pela frente e o nosso parceiro para percorrê-lo é a FAPESP”, pontuou.
Novo Caderno do ILP
O novo número especial dos Cadernos do ILP (n.4 de 2023), publicado pelo ILP em parceria com a FAPESP, já está disponível na Biblioteca Digital da Alesp e pode ser acessado pelo site.
A publicação reúne informações e reportagens da Agência FAPESP sobre eventos realizados no âmbito da parceria ILP-FAPESP em 2019 e 2020, além dos links para acesso às transmissões originais disponíveis no YouTube.
Os tópicos abordados no ciclo de 2019 são: Fake News na Ciência; Big Data e Machine Learning; Álcool, drogas e adolescência; Diálogo sobre o apoio à pesquisa inovadora na pequena empresa; Ciência e a gestão de resíduos sólidos; Envelhecimento e qualidade de vida; Blockchain e segurança de dados e Novas tecnologias para o coração.
O número especial dos Cadernos do ILP e as demais edições podem ser acessados em: www.al.sp.gov.br/alesp/biblioteca-digital/obra/?id=25308 e www.al.sp.gov.br/alesp/biblioteca-digital/obra/?id=24349.
Fonte: https://agencia.fapesp.br/fapesp-formaliza-parceria-com-o-instituto-do-legislativo-paulista/50252