28/09/07 14h25

Fabricantes investem no aumento das exportações

Valor Econômico - 28/09/2007

A Agência de Promoções de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza e Afins (Abipla) firmaram convênio para aumentar as exportações do setor - que somaram apenas R$ 162 milhões (US$ 74,4 milhões) em 2006 para uma indústria que fatura R$ 10 bilhões (US$ 4,6 bilhões). Em dois anos, serão investidos R$ 2 milhões (US$ 1,02 milhão) no projeto. O objetivo é aumentar as exportações das empresas participantes do programa - sobretudo pequenas e média - de US$ 500 mil para US$ 2,9 milhões até 2009. Segundo Luiz Carlos Dutra, presidente da Abipla, os recursos serão aplicados na participação de empresas brasileiras em feiras internacionais, cursos e seminários, além de pesquisas de mercado. "É um trabalho amplo, que inclui a capacitação e a construção de imagem das empresas lá fora", diz Dutra. Os principais alvos são países africanos e do Mercosul.