25/05/10 11h02

Fabricantes entram na onda do baixo sódio

Valor Econômico

Primeiro vieram os diet e light. Depois, chegaram os orgânicos e mais tarde os produtos livres de gordura trans. Agora, uma nova onda atinge o setor de alimentos: os produtos com menor nível de sódio. Não é para menos: uma pesquisa feita pelo Ministério da Saúde, divulgada em abril, mostrou que a proporção de brasileiros com hipertensão arterial cresceu 13,5% de 2006 para 2009, atingindo 24% da população. "Com os índices de obesidade e de doenças cardiovasculares crescendo, os consumidores começam a se preocupar mais com a qualidade da alimentação e essa pressão chega às indústrias", diz Deborah Peixoto, gerente do Instituto Minha Escolha, entidade global de representantes da indústria de alimentos.

"Há consumidores procurando consumir menos sódio, por isso é importante darmos opções para eles", diz Carlos Prax, gerente de pesquisa e desenvolvimento, inovação e qualidade da Arcor. A companhia lançou em abril uma nova versão das bolachas "cream cracker", com teor de sódio 85% mais baixo. O preço é o mesmo da versão tradicional. Mas para manter o produto saboroso, segundo Prax foi preciso fazer mudanças na sua formulação

 Para baixar o nível de sódio nos alimentos, não basta só retirar o sal do produto, como explica Carolina. Godoy, coordenadora de nutrição do Instituto Minha Escolha, que é mantido por Nutrimental, Perdigão e Unilever. "Muitas vezes é preciso fazer mudanças na fórmula, porque o sódio não está só no sal. Os conservantes têm sódio, mesmo que o alimento seja doce", explica a especialista. É o caso, por exemplo, do ketchup: embora seja usado em pratos salgados, o sabor do condimento é levemente adocicado - característica essa que surpreende o consumidor quando fica sabendo que esse é um dos produtos do mercado com maior concentração de sódio. "O sódio está presente até nos adoçantes", explica a nutricionista. É por isso que os refrigerantes zero açúcar ou diet são produtos com alto teor de sódio.

Por isso, a PepsiCo resolveu investir em uma campanha publicitária para divulgar que o refrigerante Pepsi Light tem, segundo a companhia, menos sódio que os concorrentes. A empresa também divulgou, em março, que vai reduzir em 25% a quantidade média de sódio por porção em suas principais marcas até 2015. Seguindo a mesma tendência, a Nestlé, dona da marca Maggi, está lançando a linha Sopão Integralles, com 25% menos sódio. "Desde 2005 a companhia iniciou uma política que implementa um esforço para reduzir os níveis de sódio em todos nossos produtos", diz Salvador Pimentel, diretor da linha de produtos Maggi da Nestlé.