22/07/08 10h53

Fabricantes de material de construção têm venda recorde

Gazeta Mercantil - 22/07/2008

O desempenho das fabricantes de material de construção apurado em junho não só confirma a tendência de alta recorde do setor, como levou a Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat), responsável pelo levantamento dos dados, a rever a projeção para o ano pela segunda vez desde janeiro. Até junho, o setor acumulou um faturamento de R$ 45 bilhões (US$ 28,13 bilhões), entre vendas para o mercado interno e exportações, o que representa um aumento de 25,7% ante o mesmo período de 2007. Se consideradas apenas as vendas para o País - que respondem por 92% do faturamento -, a receita de R$ 41,5 bilhões (US$ 26 bilhões) representa elevação de 28,2% sobre o primeiro semestre de 2007. Na análise isolada do mês, o resultado de junho de 2008 foi 34,2% maior que o de junho anterior. Frente a esses resultados, a Abramat revisou a projeção de crescimento no ano para 18%, o que deve levar a um faturamento de R$ 92,4 bilhões (US$ 57,8 bilhões) em 2008. "O crescimento pode chegar até 20% neste ano. No segundo semestre as taxas devem ser um pouco menores, pois virão de um patamar bem alto que foi o segundo semestre de 2007", explicou o presidente da Abramat, Melvyn Fox. O avanço da indústria de materiais de construção está elevando o setor a patamares recordes de venda. Entre os principais fatores responsáveis pelo salto nas vendas, Fox destacou as obras de infra-estruturas promovidas pelo PAC e, principalmente, a construção civil e o mercado imobiliário. O destaque foi dos materiais de base, como cimento, aço e tubulações, com alta de 30% no acumulado do ano. Os itens de acabamento (tintas, revestimentos, janelas) subiram 17,3%.