19/09/08 11h40

Fabricantes de linha branca investem em armazenagem

Gazeta Mercantil - 19/09/2008

O crescimento de 20% nos últimos dois anos obrigou as fabricantes de produtos de linha branca, como refrigeradores e máquinas de lavar, a buscarem estrutura logística para garantir o atendimento a alta inesperada da demanda. Além de investimentos para eliminar gargalos de produção e aumentar volumes, a área de armazenagem também entrou no foco das grandes fabricantes como a norte-americana Whirlpool, dona das marcas Brastemp e Consul, e a BSH Continental, subsidiária do grupo alemão BSH no Brasil. "O maior gargalo desse crescimento que registramos nos últimos anos tem sido a parte de infra-estrutura e logística", disse Sérgio Leme, diretor comercial da Whirlpool. Segundo o executivo, a empresa, que tem fábricas em Manaus, Rio Claro (SP) e Joinville (SC), além de um centro de distribuição em Jaboatão dos Guararapes, no Ceará, passou, este ano, a buscar ajuda com terceiros para dar conta de armazenar os equipamentos prontos. "Chegamos a alugar dez galpões este ano", disse o executivo. Atualmente a empresa conta com a ajuda de quatro galpões alugados nas cercanias das fábricas para poder atender a demanda de distribuição. Já a BSH optou por um novo centro de distribuição e investiu R$ 40 milhões (US$ 24,5 milhões) para montar a operação em área de 40 mil metros quadrados próxima as fábricas de Hortolândia, no interior de São Paulo. Anteriormente, a fabricante armazenava as mercadorias em um centro de distribuição em Jundiaí (SP), que possuía 33 mil metros quadrados. A estratégia visa unificar todo o processo de produção e distribuição na mesma localidade. Lourival Kiçula, presidente da Associação Nacional das Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), afirmou que esse problema de armazenagem não está restrito apenas as indústrias de linha branca, mas também as de linha marrom (televisores, aparelhos de som) e portáteis. Apesar de não ter um número fechado em relação ao aumento na utilização dos armazéns alugados, Kiçula afirmou que é possível notar um aumento na procura por esse tipo de alternativa.