04/08/10 16h30

Fabricante lucra até 10% mais com produtos concentrados

Folha de S. Paulo – 04/08/10

Produtos concentrados de limpeza e higiene, lançados com o apelo ecológico de produzir menos impacto ambiental, estão melhorando os resultados das fabricantes. Segundo a Folha apurou, amaciantes e detergentes líquidos concentrados já aumentam a margem de lucro dos fabricantes em até 10%. Os ganhos decorrem dos sucessivos cortes de custo na cadeia produtiva. Como são concentrados, os produtos demandam menos água e podem ser envasados em embalagens menores, que ocupam menos espaço no transporte. Com isso, a escala das entregas aumenta, e o custo do frete cai. Os fabricantes confirmam as mudanças na cadeia produtiva, mas negam o aumento no lucro.

Segundo a Unilever, que lançou nacionalmente a versão concentrada dos amaciantes Comfort e Fofo no primeiro semestre, com a redução das embalagens de dois litros para 500 mililitros, os ganhos foram repassados ao consumidor. "Esses produtos custam 20% a menos nas prateleiras", diz Priya Patel, diretora de marketing da Unilever. Em alguns produtos, porém, não houve redução, como no Omo líquido concentrado, que custa 20% a mais do que a versão em pó. Segundo a Unilever, as economias se transformaram em investimentos na tecnologia de criação.

Preços menores ampliaram o acesso aos produtos verdes. "Os consumidores da classe C, muito sensíveis a preço, passam a considerar produtos sustentáveis", diz Marcos Scaldelai, diretor de pesquisa da Bombril. A empresa lançou em julho linha de concentrados com previsão de responder por 5% da receita em 2011. Apesar do otimismo, é preciso cautela. "Ainda falta um trabalho de reeducação do consumidor no ponto de venda", diz Renato Meirelles, da consultoria Data Popular. Para orientar o consumidor, a Unilever investirá R$ 19 milhões (US$ 10,9 milhões) na divulgação de amaciantes concentrados em 2010 e R$ 15 milhões (US$ 8,6 milhões) no Omo líquido. A verba da Bombril será de R$ 7 milhões (US$ 4 milhões).