11/09/09 10h43

Fabricante de material de construção prevê retomada

DCI

Os fabricantes de materiais de construção civil apostam na retomada do crescimento do setor neste semestre e acreditam que o período sazonal de fim de ano salvará o faturamento de 2009. Entre janeiro e julho a receita de vendas de tal segmento acumula queda de 15%, relativamente a igual período de 2008. A expectativa do presidente da Associação de Materiais de Construção Civil (Abramat), Melvyn Fox, é de que as vendas aumentem entre 15% e 20% no último trimestre de 2009, sobre igual trimestre do ano passado. Ainda assim, o avanço previsto será insuficiente para garantir o crescimento de 14% obtido no ano passado, quando o faturamento da indústria do setor atingiu R$ 100 bilhões (US$ 54,1 bilhões). Fox prevê estabilidade da receita de vendas da indústria este ano, previsão que destoa da das gigantes do setor, como o Grupo Tigre e Amanco, que trabalham com previsão de alta superior a 4% em suas receitas.

Tradicionalmente, o segundo semestre é considerado o melhor período para as vendas nacionais de materiais de construção civil, quando aumenta a demanda pelos materiais para as reformas residenciais de fim de ano. A sazonalidade deste ano deverá ser "atípica", uma vez que virá acompanhada de novos ingredientes. Ou seja, do efeito positivo do período pós-crise econômica mundial melhorando o otimismo do consumidor na economia, os estímulos do governo federal ao programa "Minha Casa, Minha Vida", e a taxa reduzida do IPI, que começou a vigorar em abril e vai até 31 dezembro. A Abramat defende a postergação da redução do IPI para 2010, para dar conta de atender as obras do programa do governo de casas populares. A fatia das vendas no segundo semestre, que tradicionalmente, responde por 60% do faturamento anual da indústria, deverá subir para 65% a 70% este ano.