30/12/09 10h06

Fabricante de caminhões prevê alta de 10% em 2010

DCI

O mercado de caminhões deverá se expandir mais de 10% em 2010, segundo projeções das montadoras instaladas no País. Uma das bases será o programa de incentivo do governo, que ajudou a impulsionar as vendas a partir do segundo semestre de 2009. De acordo com projeções da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), no próximo ano, as vendas internas de caminhões devem ficar acima de 120 mil unidades. O volume é próximo ao obtido em 2008, ano em que foram licenciados quase 118 mil caminhões (se se contarem apenas os nacionais).

Segundo o presidente da MAN Latin America, que produz os caminhões e ônibus da Volkswagen, Roberto Cortes, em 2010 o mercado deverá recuperar o volume de 2008. Para o fechamento de 2009, a melhora mensal dos fabricantes de caminhões, principalmente a partir do segundo semestre, garantirá uma retração menor do que a aguardada pelo mercado. A projeção é de que as montadoras de caminhões finalizem este ano com queda de 10% na comparação com o ano passado.

As medidas do governo federal foram fundamentais para a recuperação setor, diz o presidente da MAN Latin America. Segundo ele, as conversas com o governo estão sendo mantidas, assim como a monitoração do setor. No fim de novembro foi anunciada a isenção do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) para a venda de caminhões até o fim de junho de 2010.

"Se continuarem a retomada da economia e os incentivos do governo, essa trajetória do setor continuará e há chances de que em 2010 se recuperem os níveis obtidos em 2008", disse Cortes. O mesmo otimismo é revelado pela fabricante Iveco. "A redução do IPI e redução das taxas do Finame e Procaminhoneiro colaboraram com a retomada das vendas de caminhões. Hoje, 80% das vendas da Iveco são feitas via financiamento", disse o vice-presidente comercial e institucional da Iveco para a América Latina, Antônio Dadalti.