Fábrica de carros começa a sair do papel
Valor EconômicoSe a indústria de caminhões sofre com queda de dois dígitos nas vendas e excesso de capacidade, o mercado de carros de luxo é um campo no qual a Mercedes-Benz vislumbra alto potencial de crescimento pela frente.
Philipp Schiemer, presidente da Mercedes no Brasil, disse ontem que a montadora sente maior pressão sobre preços com o acirramento da competição no segmento premium. Mas ressaltou que esse é um mercado onde há espaço para crescer.
Segundo o executivo, a empresa começou na semana passada os trabalhos de terraplenagem da fábrica de automóveis que será construída em Iracemápolis, no interior paulista, com investimentos estimados em R$ 500 milhões.
"Não vejo hoje grande risco nesse negócio. Nosso projeto de fábrica é bem realista", disse Schiemer em entrevista a jornalistas na sede da Mercedes em São Bernardo do Campo, no ABC paulista. A meta ainda é iniciar a produção no fim de 2015.
Em Iracemápolis, a Mercedes terá capacidade de montar 20 mil carros por ano. Serão produzidos dois modelos no local: o sedã Classe C e o utilitário esportivo GLA.
Além da Mercedes, as também alemãs BMW e Audi, além da britânica Jaguar Land Rover, são outras montadoras de luxo que estão investindo em fábricas no Brasil. Juntos, os empreendimentos dessas marcas somam investimentos de quase R$ 2,4 bilhões, adicionando uma capacidade instalada de 102 mil carros por ano.