06/10/14 14h59

Fábrica da ZF receberá investimento de R$ 100 milhões a partir de 2015

Empresa iniciará produção de transmissões automatizadas para veículos comerciais leves e pesados

Cruzeiro do Sul

A fábrica da ZF, em Sorocaba, irá receber investimentos de R$ 100 milhões para iniciar a produção de transmissões automatizadas para veículos comerciais a partir do ano que vem. A unidade fabrica transmissões manuais, automáticas e automatizadas para veículos comerciais leves e pesados, de picapes até caminhões pesados e ônibus, além de sistemas de direção. O investimento foi anunciado dia 23 de setembro no salão de veículos comerciais IAA Nutzfahzeuge, em Hannover, na Alemanha, pelo presidente da companhia na América do Sul, Wilson Bricio.

A ZF não comunicou oficialmente o novo investimento na fábrica de Sorocaba. A reportagem do jornal Cruzeiro do Sul entrou em contato esta semana com a empresa, por meio da assessoria de imprensa, que confirmou a informação, mas que irá detalhá-la posteriormente. De acordo com reportagem do correspondente na Alemanha da revista Automotive Business, Pedro Kutney, Bricio disse que, inicialmente, a partir de janeiro de 2015, será nacionalizada a transmissão manual automatizada AS-Tronic, que a ZF já fornece em versões de 12 e 16 marchas, importada da Alemanha, para quatro fabricantes de caminhões no Brasil (Ford, Iveco, MAN/VW e DAF). Apesar de a empresa não ter divulgado oficialmente o investimento em Sorocaba, confirmou o conteúdo da entrevista de Bricio à Automotive Business.

Conforme a reportagem da revista, Bricio disse que a transmissão automatizada foi introduzida no Brasil em 2006 e o número de pedidos vem crescendo, principalmente para caminhões pesados. Para ônibus, a ZF já produz em Sorocaba o câmbio automatizado de seis marchas, desenvolvida pela engenharia local especificamente para o mercado brasileiro, conforme o presidente da ZF para a América do Sul, na reportagem. A expectativa é que as caixas automatizadas atinjam em breve um participação de 70% a 80% das vendas de transmissões para comerciais no Brasil.

TRW
A ZF, que tem sede na Alemanha, fechou em setembro acordo para a compra da TRW, norte-americana, por US$ 12,4 bilhões. As negociações começaram em julho. "Com a aquisição, a empresa será líder global em fornecimento de produtos para a indústria automotiva, e passa a ter vendas de aproximadamente 30 bilhões de euros (cerca de US$ 41 bilhões) e 138 mil colaboradores", informa a ZF.

Os investimentos da ZF e da TRW em pesquisa e desenvolvimento (P&D) serão ampliados para cerca de 1,5 bilhão de euros (US$ 2,1 bilhões). "A aquisição da TRW encaixa-se perfeitamente em nossa estratégia de longo prazo. A transação combina duas empresas bem sucedidas que têm notáveis registros de inovação e crescimento, bem como posições financeiras sólidas. Estamos fortalecendo nossas perspectivas para o futuro, e ampliando nosso portfólio de produtos com tecnologias reconhecidas nos segmentos mais atrativos", diz o CEO da ZF, Stefan Sommer, em comunicado da ZF sobre a aquisição.

A compra ainda está sujeita à análise de órgãos regulamentadores de concorrência, que incluem lei antitruste e apuramento de investimentos estrangeiros nos Estados Unidos, além da aprovação dos acionistas da TRW (que representam mais de 50% das ações em circulação da empresa). "A ZF espera que a transação seja concluída no primeiro semestre de 2015, e logo após a TRW será retirada da Bolsa de Valores de Nova Iorque", de acordo com a empresa.
A TRW será integrada à ZF como nova divisão de negócios. Com a aquisição, a ZF pretende dobrar as vendas em dois dos mercados mais importantes do mundo em vendas de automóveis: China e os Estados Unidos.

ZFLS
Ainda em setembro, a Bosch anunciou a compra do controle total da ZF Lenksysteme GmbH (ZFLS), fabricante de sistemas de direção. A ZFLS é uma joint venture formada pela Bosch (50%) e ZF (outros 50%). O acordo para a compra total foi firmado no dia 15 de setembro e decorre da aquisição da TRW pela ZF. A Bosch não teria tido interesse em manter a ZF como sócia na joint venture, pois a TRW e a ZFLS concorrem entre si.
Como subsidiária da ZFLS, a unidade da ZF em Sorocaba fabrica direções hidráulicas, bombas hidráulicas, reservatórios de óleo e coluna de direção para veículos comerciais e de passeio. No Brasil, além de Sorocaba, a ZFLS mantém linha de produção em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte. Sobre eventuais mudanças no setor de sistemas de direção, na fábrica em Sorocaba, a partir da compra dos 50% restantes da ZF e controle total da ZFLS, a Bosch responde que "a aquisição foi um processo global e não temos informações sobre alterações nas estruturas regionais."

A TRW também fabrica sistemas de direção. A ZF não esclareceu esse ponto, mas a linha de produção de sistemas de direção, em Sorocaba, poderá ser mantida com a nova marca. A ZF emprega em torno de 3.500 pessoas em Sorocaba, conforme o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal). Cerca de 1.900 trabalham na ZF do Brasil, 1.000 na ZF Sistemas de Direção e outros 600 na ZF Lemförder.